• Uma vez mais chegamos ao fim da Oktoberfest e ele sempre vem com um certo gostinho de quero mais. Acontece com maior intensidade quando a festa agrada mais pessoas e a sensação que fica é a de que foi a melhor festa dos últimos anos.

    ::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

    Minha percepção coincide com a da organização. O presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, se diz satisfeito com o resultado. O público ultrapassou os 473 mil do ano passado e o aumento foi proporcionado pelo maior número de pessoas que vieram de segunda a quinta ao Parque Vila Germânica.

    A mudança de comportamento também foi sentida nos hotéis. No Plaza a ocupação foi, em média, 2% maior que no ano passado, mas esse índice aumenta se considerarmos só os dias úteis. Isso porque nos finais de semana a ocupação quase sempre bate os 100% e não tem, claro, como aumentar. O mesmo ocorreu no Glória e nos dois hotéis aumentou também o tempo de permanência dos hóspedes.

    Na avaliação do presidente do parque, uma vez mais ficou comprovado que valorizar a cultura e a gastronomia germânica foi o melhor a ser feito. Os turistas têm se interessado mais pela cidade, pela história dela e pelas tradições.

    A mudança de cervejaria oficial também ajudou na evolução da qualidade na festa. No segundo ano, a Eisenbahn (Brasil Kirin) investiu mais em marketing com ações que envolveram o visitante. Stodieck espera ver a comprovação de tudo isso em duas pesquisas de satisfação que estão sendo feitas pela AskNew, contratada pela Vila, e Fecomércio-SC. Eu também.

    Continua depois da publicidade