As autoridades de saúde do Panamá informaram este domingo que foram confirmados mediante exame laboratorial 12 novos casos da nova gripe – influenza A (H1N1). Até o momento, o país registrou 15 casos. A ministra da Saúde do país, Rosario Turner, disse em coletiva de imprensa que dez dos pacientes com o vírus estão vinculados direta e indiretamente ao primeiro caso, anunciado na sexta-feira, de um jovem entre 20 e 25 anos que chegou do estado do Arkansas, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, dos 15 pacientes com a gripe, três são crianças de 8, 10 e 14 anos. Onze estão sendo tratados isoladamente em suas casas e quatro estão hospitalizados. A ministra acrescentou que a condição de todos é estável.
Os casos foram confirmados pelo Instituto Comemorativo Gorgas da capital panamenha, que recebeu a tecnologia dos Estados Unidos. O instituto analisa amostras de dez casos suspeitos. O jovem vindo dos EUA havia chegado sem sintomas ao país há pouco mais de uma semana e está sendo tratado em casa. A ministra assinalou ainda que centros educativos e escritórios por onde passaram os afetados serão desinfetados.
Tire suas dúvidas sobre a nova gripe.
Saiba mais no gráfico animado
Continua depois da publicidade
