O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou nesta terça que os Jogos Parapan-Americanos Rio-2007 farão parte do sistema de classificação para os Jogos Paraolímpicos Pequim-2008 em todas as modalidades incluídas em seu programa. A decisão foi comunicada pelo IPC ao Comitê Organizador dos Rio-2007 (CO-RIO) em reunião realizada em Seul, onde está em andamento a Assembléia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ACNO).

Continua depois da publicidade

– Um dos objetivos do IPC é dar grande relevância às competições dos Jogos Parapan-Americanos porque o Rio 2007 é estratégico para o desenvolvimento e a consolidação do desporto paraolímpico nas Américas – comentou o presidente da entidade, o inglês Phil Craven.

O presidente do CO-RIO e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, comemorou a decisão do IPC:

– O aumento da importância das competições garante a participação dos principais atletas paraolímpicos, criando maior interesse para os Jogos – avaliou o dirigente.

O secretário-geral do IPC, Xavier Gonzalez, o diretor de esporte da entidade, David Grevemberg, o secretário-geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório, e o diretor de marketing do CO-RIO e do COB, Leonardo Gryner, também participaram da reunião, que tratou ainda do programa de competição dos Jogos Parapan-Americanos e da nomeação de delegados técnicos pelas entidades internacionais dirigentes das modalidades paraolímpicas.

Continua depois da publicidade

– Todo o planejamento dos Jogos Parapan-Americanos nos dá a certeza de que o evento será de muita qualidade – comentou Xavier Gonzalez.