O ano que mudou a vida de Palmito. Quando Edemar Luiz Aléssio se recorda de 1983, um leve sorriso surge no seu rosto. Discípulo de Jorge Luiz Carneiro no meio-campo, acumulou alegrias naquela temporada, inclusive, com a conquista do sétimo título estadual do JEC. Ainda naqueles 12 meses, se tornou bacharel em educação física e conheceu Carmem Lúcia, de 17 anos, com quem escolheu passar junto o resto de sua vida.

Continua depois da publicidade

Mas nesse caminho, nem tudo foram flores. Os temporais do mês de julho devastaram boa parte das cidades catarinenses, deixando centenas de pessoas desabrigadas. Algumas, até morreram.

O futebol também pagou o preço com o Campeonato Catarinense paralisado. Palmito utilizava o dinheiro da “caixinha” dos jogadores para ajudar a reconstruir lares. Aos poucos, a chuva deu trégua e com a volta da disputa do Campeonato Catarinense, tudo se normalizou.

Para o ex-volante, o penúltimo jogo do Campeonato Catarinense de 1983, contra o Avaí, na Ressacada, foi determinante para que o Joinville levantasse o troféu. No dia da inauguração do Estádio Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, o JEC deu ao rival um presente de grego.

Continua depois da publicidade

O Leão começou melhor e abriu dois gols de vantagem com o atacante Décio Antônio. O Joinville não se intimidou e, sem perder a cabeça, chegou ao gol adversário. O atacante João Carlos descontou: 2 a 1, antes do intervalo. Na pausa, o técnico Velha aproveitou os 15 minutos de descanso para chacoalhar o ânimo dos tricolores. O choque surtiu efeito e João Carlos conseguiu o empate. Mesmo em casa, o Avaí se sentiu acuado e não conseguiu segurar o ímpeto do Joinville. Wagner colocou o JEC pela primeira vez na frente no marcador, antes de Ademir dar números finais à partida: Avaí 2 x 4 Joinville.

A vitória na Capital inflamou o ego dos jogadores tricolores, que só precisariam de um empate diante do Figueirense, fora de casa, para levantar a taça de 1983. Na finalíssima, a difícil missão de marcar o craque Balduíno foi incumbida ao prata da casa Palmito.Após os 90 minutos de bola rolando, um 0 a 0 deu ao JEC o sétimo título e o sexto, em sequência.