Completou 150 anos de vida neste fim de semana o par de palmeiras que está junto à principal entrada da Igreja do Espírito Santo, da Paróquia Luterana Blumenau Centro. Elas foram plantadas em 22 de setembro de 1868 por Victor Gärtner, sobrinho de Dr. Blumenau, um dia antes do lançamento da pedra fundamental do templo, que foi inaugurado nove anos mais tarde. No domingo, 23, a igreja também compltou 141 anos de inauguração.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Resta uma dúvida. São essas as mesmas palmeiras que foram plantadas há 150 anos? A historiadora Sueli Petry diz ter lido em algum lugar que elas teriam sido substituídas por outras quando uma delas foi atingida por um raio.
Já o pastor Milton Jandrey não sabe dizer se são ou não as mesmas. Para ele, não houve substituição, mas a incerteza predomina. Se alguém puder ajudar, cá estamos para acabar com a dúvida.
Continua depois da publicidade
Palmeiras substituídas
Por falar em palmeiras, uma curiosidade. As que estão na Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) não são as que foram plantadas em 1876 a mando do Dr. Blumenau. As originais eram coqueiros-jerivá, cujos frutos causavam transtornos aos pedestres. Muita gente escorregava nos coquinhos e se machucava gravemente, responsabilizando a prefeitura.
Na década de 1950, elas foram substituídas por palmeiras-imperial. Não só pelos problemas causados aos blumenauenses, mas também por que muitas estavam doente ou mortas.