Tavinho, um senhor que fica em frente à praça XV de Novembro em Palhoça, gritando “Tabaquinho” para todas as motos que passam, virou personagem de video-game. Ele é uma das quatro figuras que servem de obstáculos para um palhocense que esquia sobre a neve do Cambirela. O jogo Cambirela Adventure ainda tem outras três referências do município: o “Vereador Prefeito”; as estátuas do caranguejo do Aririú e do dinossauro do Alto Aririú e; os ônibus lotados da “Lotur”.
Continua depois da publicidade
>> Jogue o Cambirela Adventure
A ideia veio junto de uma série de piadas feitas na época em que nevou em Palhoça, dia 23 de julho, na Grande Florianópolis. Os criadores Henrique Müller e Dimitre Camargo Martins trabalham junto no Senai, em Florianópolis, e usaram da estética clássica chamada pixel art que era padrão nos jogos feitos para vídeo games mais antigos. Müller é o personagem que pula sobre os obstáculos:
– Estava estudando pixel art e resolvi fazer eu mesmo como personagem. A partir daí tive o insight de fazer um jogo com a situação toda – relembra Müller.
Continua depois da publicidade
A jogabilidade é simples: basta apertar a barra de espaços do teclado para pular sobre os obstáculos. A pontuação é medida em metros e o desafio é ir o mais longe possível. Dependendo da distância, a pessoa recebe uma mensagem dizendo até onde ela chegou esquiando: Palhoça, Santo Amaro, Águas Mornas, Rancho Queimado, Alfredo Wagner e “Bem Maix”.
– Pesquisei no Google, as distâncias são reais, mas eu mesmo não consegui passar dos 70 km – conta Müller – o recorde foi de um aluno do Senai, que passou dos 110 km.