A situação do incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, é crítica. A informação foi confirmada pelo coronel Marcelo Pontes, comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em entrevista a Renato Igor no Estúdio CBN Diário.

Continua depois da publicidade

O coronel estava em um evento relacionado à segurança pública, em um hotel na capital catarinense, quando teve que sair para se deslocar rapidamente até a região, onde o fogo voltou com força nesta quarta-feira (11). Um dos focos fica na área próxima à chamada "Estrada do Espanhol".

— Com certeza, a origem foi decorrente do fator humano. A razão disso, a gente ainda não pode apontar com certeza. Estamos agora no enfrentamento ao incêndio, mas certamente atentos para depois penalizar e responsabilizar por este ato inconsequente que está gerando prejuízos para o meio ambiente e ameaçando propriedades privadas na região — declarou Pontes.

Ouça a entrevista do coronel Marcelo Pontes à CBN Diário:

Segundo o coronel César Assumpção Nunes, comandante do Corpo de Bombeiros da 1ª região, a situação é diferente daquela encontrada na terça-feira (10), já que o vento nordeste está bastante intenso e alastrando ainda mais o fogo. O terreno é acidentado com vegetação rasteira e cheio de lodo, o que dificulta a ação das equipes no local.

Continua depois da publicidade

— Na parte da manhã, tivemos a re-ignição de alguns pontos, e começamos o combate. Leva a evidência de que alguém tenha feito essa re-ignição, que parece uma prática muito comum observando a quantidade de lixo depositado às margens deste aceiro — explicou o comandante César, em entrevista à repórter Mayara Vieira, da NSC, durante o Direto da Redação.

Segundo a corporação, 30 bombeiros trabalham em várias frentes, porém há a expectativa de que mais socorristas cheguem à região para o combate ao fogo. Dois helicópteros estão sendo usados na ação, além de caminhões que saíram de Itajaí, Brusque e Tubarão. Uma força-tarefa de Criciúma também dá apoio no local.

Ainda de acordo com o comandante César, uma família precisou ser removida de casa, pois ela estava na linha do fogo. Outras pessoas podem ser retiradas, a depender da análise feita no local.

Segundo o levantamento inicial feito pelos Bombeiros, o incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro atingiu, pelo menos, 558 hectares — número que irá aumentar devido as ocorrências desta quarta. A prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência no município.

Continua depois da publicidade

Leia também: Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Oeste de Santa Catarina