A prefeitura de Palhoça começou o cadastramento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes do tipo mellitus atendidos na rede municipal de saúde. Com o recém-lançado Cuidar Faz Bem, a prefeitura pretende acompanhar o atendimentos desses cidadãos, que já podem avisar no posto de saúde que têm interesse de fazer parte dos grupos.
Continua depois da publicidade
Para participar, o paciente tem que estar fazendo acompanhamento médico ou agendar uma consulta na unidade de saúde. Ou ainda fazer parte de um dos grupos de hipertensos e diabetes. As inscrições podem ser feitas nas unidades de saúde, onde também podem ser tiradas dúvidas a respeito do cadastramento.
A proposta é acompanhar os tratamentos de perto, implementar ações de melhoria e criar políticas públicas que priorizem a reversão dos números atuais. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde espera levantar a incidência e prevalência de diabéticos/hipertensos na cidade, planejar o controle, a prevenção das doenças e a redução de danos à saúde, como a distribuição regular e acessível dos medicamentos, por exemplo.
Para tanto, vai envolver uma abordagem multiprofissional com educadores físicos, nutricionistas e farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Continua depois da publicidade