Desde a última sexta-feira (23), Palhoça conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na Praia do Sonho. Em entrevista ao Notícia na Manhã desta terça (27), o prefeito Eduardo Freccia informou que o local dispõe de leitos de UTI para pacientes da Covid-19 e outros atendimentos.
Continua depois da publicidade
– Antes, um morador da região Sul, em situação de urgência e emergência tinha que se deslocar até a região Central, no bairro Bela Vista. De alguns pontos da região Sul, chegava a dar até 35 quilômetros. Agora, a gente tem esse atendimento na Praia do Sonho, com equipamento de radiografia, 20 leitos de enfermaria, inclusive com habilitação para atendimento ao covid, na retaguarda, com seis tem respiradores – explicou Freccia.
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Segundo o prefeito, ao menos 20 mil pessoas devem ser atendidas no local, mas a demanda tende a crescer no verão e neste período de pandemia.
– Muitas pessoas que moravam em apartamentos no Centro, passaram a morar em suas casas de veraneio na região Sul, por causa da pandemia. Então, a demanda está aumentando. A estimativa é de 20 mil habitantes fixos e na temporada de verão, a demanda deve chegar a 100 mil pessoas – detalhou.
Continua depois da publicidade
A estrutura da UPA é composta por três consultórios para atendimentos diversos, um consultório ginecológico, salas de urgência, enfermagem, observação pediátrica, de raio X, de eletrocardiografia, de serviço social, de gesso e aplicação de medicamentos, entre outros.
Ouça a entrevista
Leia mais
> Acidente com linha de cerol fere motociclista em Palhoça e gera indignação
> Mercado Público de Palhoça será reinaugurado neste sábado
> 48 moradores de Florianópolis morreram em casa com Covid-19, aponta Conselho de Saúde
> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina