O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, inicia nesta quinta-feira a sua primeira experiência com um sistema integrado de transporte coletivo. As mudanças consistem na centralização do embarque e desembarque dos ônibus que circulam na cidade na Estação Palhoça, construída à margem da BR-101, no Jardim Eucaliptos.
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Agora, para ir dos bairros ao Centro de Florianópolis, é preciso, primeiro, ir até o novo terminal, para então seguir viagem em outro veículo, salvo algumas exceções.
Confira as linhas e os itinerários

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Cartão substitui o passe de papel
Com o novo sistema, será possível embarcar em um ônibus com linha direta até Florianópolis, sem parar no trajeto, assim como pegar os dois ônibus pagando apenas uma tarifa. Serão criados ainda 42 novos itinerários para os bairros, no total de 109. Antes, eram 67.
Para o sistema funcionar, o bilhete de papel dará lugar ao cartão integração. Com ele, os passageiros poderão embarcar em outras linhas sem gastar uma nova passagem.
O mesmo pode ser feito para quem pega mais de uma condução pelas ruas, sem ter que passar, necessariamente, pelo terminal. A estação é administrada pela empresa Jotur.
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Para o Sul, não muda nada
O novo sistema, porém, não irá abranger todo o transporte coletivo de Palhoça. As linhas que operam na região Sul, que engloba as Praias da Pinheira, Sonho e Guarda do Embaú, estão sob concessão da Paulotur. Não há previsão para uma possível integração.
De acordo com o secretário de planejamento, Fabiano Ferreira, o primeiro passo é garantir o sucesso na implantação do sistema para, depois, tentar uma adesão da PauloTur, excluída até então do processo.
Só desce no Ticen
Foram adquiridos 10 ônibus articulados, para 150 passageiros, que cobrirão o trajeto Estação Palhoça/Ticen, pela BR-101 e Via Expressa, ou pela Praia Comprida e Beira-Mar de São José, em horários de pico. A rota terá linhas diretas, semidiretas e paradoras. O Ticen passa a ser o único terminal da Ilha a ser utilizado pela Jotur.
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O investimento chega a R$ 15 milhões por parte da empresa, que aguarda, agora, a contrapartida do poder público na melhoria do sistema viário, segundo o gerente operacional Renato Christ.
Estrutura
A Estação Palhoça conta com banheiros, quatro salas comerciais e duas lanchonetes. No terreno, há estrutura para posto policial, posto de saúde, bicicletário e estacionamento, além de um prédio administrativo. Futuramente, as empresas que aderirem ao terminal também terão um espaço para desembarque dos passageiros no local.
Dúvidas dos usuários
A copeira Giani de Oliveira, 33 anos utiliza a linha Caminho Novo e teme que o trajeto fique mais longo. Ela demora mais de uma hora para chegar ao Centro da Capital, sem a integração. “Acho que vai piorar. O novo terminal fica fora de mão”, acredita.
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::: Resposta da Jotur: há novos itinerários para garantir a rapidez do trajeto entre o Caminho Novo e a Estação Palhoça.
Para o zelador Vilcemar Luís, 43, a preocupação é chegar a Florianópolis a tempo de pegar outro ônibus para o Córrego Grande. Hoje, ele vai do Jardim Laranjeiras até a Capital e chega ao trabalho às 7h.
::: Resposta da Jotur: Serão mantidos os itinerários do Caminho Novo para a Capital, sem passar pela nova estação, nas primeiras horas do dia, assim como em outros bairros.
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O novo terminal
::: A Estação Palhoça tem uma plataforma dividida em duas partes: uma para as linhas municipais e outra para as intermunicipais.
::: A entrada dos ônibus será centralizada por um portão na Rua Santos Dumont e, a saída, pelas ruas Sol Nascente e Alferes Tiradentes.
::: O desembarque será todo efetuado em uma espécie de segunda passarela, logo ao lado do embarque.
As passagens
::: A estação terá áreas pré-pagas, nas quais o usuário poderá descer de um ônibus e pegar outro sem custo.
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::: A integração não vale entre os ônibus de outras empresas, apenas os da Jotur.
::: Os preços das passagens continuarão os mesmos: R$ 2,45 para trajetos municipais (entre bairros) e R$ 3,85 nas linhas intermunicipais.
::: Para quem desembarca de um ônibus municipal para embarcar em um intermunicipal, o sistema de cartão eletrônico descontará apenas os R$ 1,40 de diferença na passagem.
::: Para quem pega mais de um ônibus pelas ruas, sem passar pela estação, a integração irá funcionar por 30 minutos – tempo que o usuário tem para desembarcar e embarcar em um novo ônibus sem pagar nova passagem. Mas isso, apenas para quem tiver o cartão – se o pagamento for em dinheiro, a passagem será cobrada novamente, no segundo embarque.
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Cartão integração
::: Para quem ainda não tem o cartão integração, é possível fazê-lo gratuitamente no posto de vendas da Jotur, no Centro de Palhoça (Rua Barão do Rio Branco, Edifício Farias), ou na sede do Setuf, no Ticen.