Os moradores e turistas que escolhem Palhoça para a temporada de verão acabam, eventualmente, tendo que lidar com problemas de infraestrutura. A falta de água, especialmente na região da Pinheira, o congestionamento no trânsito de acesso às praias, a insegurança que acompanha o aumento da população no período e até a falta de estrutura nos balneários são alguns deles. Para melhorar a situação nesta temporada, a Prefeitura e o Conselho de Turismo apresentaram nesta semana as medidas adotadas pelo município para os próximos quatro meses.
Continua depois da publicidade
Entre as ações, que já começam neste mês, destaque para o maior policiamento na temporada. Serão cinco novas viaturas e 20 policiais para monitorar as praias. O município também construirá três novos poços para captação de água, disponibilizará linhas interpraias no fim de semana para atender o transporte coletivo e lança edital para seleção de ambulantes e artesãos.
As ações iniciam no dia 16 de novembro, com os serviços de limpeza, conservação e manutenção das ruas, começando pela Guarda do Embaú. Também serão instalados chuveiros e banheiros químicos nas praias e disponibilizadas sacolas de lixo para os turistas.
Na área de segurança, além de novos policiais, os guarda-vidas estarão em todas as praias, iniciando pela Ponta do Papagaio em novembro e as demais no início de dezembro.
Continua depois da publicidade
No transporte, as linhas interpraias funcionarão aos sábados e domingos em horários alternativos ainda não definidos. A empresa Jotur também vai analisar a possibilidade de criar rotas turísticas.
Em relação aos ambulantes, o edital está aberto até o dia 18 de novembro. Há editais para trabalhar em ponto fixos e para artesãos. Todos eles estão disponíveis no site da prefeitura www.palhoca.sc.gov.br, na página da receita, no item arquivos publicados. Para se inscrever é preciso ir até a prefeitura, munido dos documentos que constam nos editais.
Atendimento aos turistas
Palhoça conta com dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT), o da Pinheira e da Guarda do Embaú , que vão atender das 8h às 18h do dia 28 de dezembro ao dia 1 de março. Esses locais servem como auxílio para quem chega à cidade e precisa de apoio, guias e informações.
Continua depois da publicidade