O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou situação de emergência no município por causa do incêndio. A decisão foi anunciada pela Prefeitura ainda na terça-feira (10). O fogo começou na manhã de terça, na área localizada entre a praia da Pinheira, em Palhoça, e a BR-101. É a segunda unidade de conservação ambiental atingida por incêndio na Grande Florianópolis em um intervalo de 18 dias.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do município está auxiliando o Corpo de Bombeiros no combate às chamas desde a manhã desta terça. Dois caminhões hidrojato e equipes da Samae foram disponibilizadas para ajudar a controlar o fogo, conforme afirmado pela Prefeitura em nota.
Até o início da manhã desta quarta (11), ainda havia dois focos de incêndio no local, de acordo com o 1° tenente e chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Ian Triska. Por isso, uma força tarefa foi acionada e os bombeiros trabalharão ao longo desta quarta-feira para finalizar o combate às chamas.
Até a manhã desta quarta, o incêndio não havia atingido casas próximas ao local nem houve registro de pessoas feridas. Mesmo assim, pessoas que moram ao redor da área precisaram sair de casa momentaneamente por segurança.
Além de Palhoça, o Parque da Serra do Tabuleiro abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes, reunindo 84.130 hectares. Também fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Continua depois da publicidade