Não é questão de estar magra ou “sarada”. Manter hábitos saudáveis pode salvar vidas. Ter uma alimentação mais natural e abandonar o sedentarismo são fundamentais para prevenir doenças, entre elas o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. “Virar essa chave” pode parecer uma tarefa difícil, mas é possível.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Nesta sexta-feira, o jornalista Fernando Rocha, apresentador do programa Bem Estar, da Rede Globo, estará no Shopping Mueller para conversar sobre esses desafios. Na palestra “Na Medida do Possível”, ele fala sobre por que é tão difícil alcançar objetivos e estabelecer metas, faz um resumo bem humorado de temas que foram tratados no programa, aborda a dificuldade para começar um regime e, claro, uma de suas atividades físicas preferidas: a dança.
Saiba quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de mama
Continua depois da publicidade
Família, amigos, religião: como elas encontraram forças para vencer o câncer
O jornalista vai compartilhar com o público lições aprendidas ao superar seus desafios nas “experiências” jornalísticas que mudaram sua vida _ O Regime Ravena, e sua participação na Corrida de São Silvestre e no concurso “Dança dos Famosos”.
– Conhecer meus limites foi de suma importância para aprender a me posicionar, me organizar e descobrir qual era o melhor caminho a seguir: em todos âmbitos da vida – diz Fernando Rocha.
O evento é parta da campanha Outubro Rosa realizada pelo Jornal A Notícia, que quer chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama . A iniciativa conta com a parceria do Shopping Mueller e do Hospital Dona Helena. A palestra será gratuita e ocorrerá a partir das 19h30, no terceiro piso do Shopping Mueller. Após o evento, o apresentador irá participar de um bate-papo e sessão de fotos com o público.
Antes e depois da conversa com o jornalista, das 13 às 22 horas, o público poderá conversar com nutricionistas e fisioterapeutas no Circuito de Saúde do Hospital Dona Helena. Além de darem orientações, esses profissionais vão distribuir materiais informativos sobre a prevenção ao câncer de mama.
Continua depois da publicidade
E para quem quer mudar a rotina alimentar uma boa notícia: não é tão difícil quanto parece, garante a nutricionista Aline Casas Kruger Zabel. A especialista, que estará à disposição do público no Circuito Saúde, diz que pequenas mudanças no dia a dia já fazem grande diferença. A regra básica é preferir sempre alimentos mais naturais e evitar os processados e açúcares.
– Quanto mais consumirmos frutas, verduras e alimentos não-processados, mais rica em vitaminas, minerais e nutrientes será nossa alimentação. Na correria do dia a dia, as vezes vamos pelo caminho mais fácil. Mas também é prático levar uma fruto em vez de bolacha recheada, por exemplo. Sei que o gosto é diferente, mas é questão de costume. E quem não pensa na saúde hoje, pode ter um custo alto amanhã – ressalta.
A fisioterapeuta Najara Talita Selonke também estará no shopping para apresentar os diferentes tipos de pisadas e os calçados ideais para a prática de diferentes exercícios.
SERVIÇO:
O quê: Circuito de Saúde com Dona Helena.
Quando: sexta-feira, 28 de outubro, das 13h às 22h (intervalo para a palestra).
Onde: terceiro piso, em frente ao Madero.
O quê: palestra Na Medida do Possível, com Fernando Rocha.
Quando: sexta-feira, 28 de outubro, às 19h30.
Onde: terceiro piso, em frente ao Madero.
Mamografia é o exame mais eficaz
O mastologista Francisco Farias da Costa Junior chama a atenção para a importância de campanhas de prevenção. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. A doença é a mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Continua depois da publicidade
– Falo sempre que a prevenção pode salvar vidas. Se fizer a prevenção direitinho, as chances de cura são imensas e as cirurgias são menos agressivas – diz o especialista.
O especialista reforça a importância de fazer a mamografia anual depois dos 40 anos.
– A mamografia é o melhor método de prevenção, pois consegue identificar lesões iniciais, microscópicas. O autoexame é importante, mas quando a mulher consegue sentir o nódulo, é porque ele já está maior.
O mastologista ressalta a importância, também, de uma vida saudável para evitar o câncer de mama. De acordo com ele, pessoas sedentárias, obesas, com gorduras periféricas e diabéticas têm mais chance de desenvolver câncer.
Fique de olho
-Prefira alimentos in natura.
– Evite alimentos industrializados e processados.
– Prefira alimentos orgânicos, pois não recebem insumos químicos, como agrotóxicos e pesticidas.
Continua depois da publicidade
– Faça entre cinco e seis refeições por dia: três principais e lanches.
– Use temperos naturais e fuja dos prontos.
– Prefira sal marinho ou o rosa, pois contêm menos sódio.
– Beba pelo menos dois litros de água por dia. Quem não gosta de água, pode incrementar a bebida com lascas de gengibre, pau de canela ou folhas de hortelã, por exemplo.
Fonte:Aline Casas Kruger Zabel, nutricionista
Como prevenir
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar
Fonte: Inca