Quem tiver interesse em conhecer mais sobre alimentação natural para Pets, pode participar de palestra gratuita marcada para esta terça-feira (5), às 19h. O evento ocorre no Mercure Prinz Hotel, localizado na rua Otto Bohem, 525. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

As veterinárias Alice Paul Leitão e Bárbara Luiza Gaedtke vão explicar como a alimentação natural aumenta a longevidade dos cães e como é elaborado um cardápio balanceado. Também serão compartilhadas informações sobre preparação da alimentação, com Ane Campregner, e como a farmácia de manipulação pode auxiliar a suplementação alimentar, com Vanessa Detofeno.

Foi por causa de um problema de pele em sua cachorrinha que a administradora Elaine Benvenutti resolveu tentar um último recurso do qual, até um ano atrás, nunca tinha ouvido falar. A pinscher Pipoca, de 3 anos e 9 meses, tinha uma coceira que não passava de jeito nenhum. Vários tipos de medicação, entre eles muitos corticoides, e várias mudanças de marcas de ração, não adiantaram. A amenização do sofrimento da Pipoca veio depois que a peluda passou a comer "comida de verdade".

Também chamada de alimentação natural balanceada para cães, a nova dieta de Pipoca tem ajudado a cachorrinha a se livrar não só dos problemas de pele, mas tem contribuído para que ela tenha um peso saudável para seu tamanho e idade.

— Por causa dos corticoides, a Pipoca engordou muito. E por isso, a alimentação natural veio para ajudar a resolver também o problema da obesidade. Depois de quase um ano, as coceiras diminuíram, as feridas sumiram e ela perdeu peso — conta a Elaine.

Continua depois da publicidade

Alimentos frescos e livres de conservantes no lugar da ração

Assim como a administradora, a alimentação natural para cães ou gatos tem sido adotada cada vez mais por tutores em todo país por conta dos benefícios. Segundo a veterinária Bárbara Luiza Gaedtke, a alimentação natural é recomendada para cães que apresentam problemas de pele como os da Pipoca, ou problemas urinários, cálculos, doença renal crônica, problemas no fígado, cânceres e outras.

— Evitar esses tipos de doenças é possível porque a alimentação natural é feita com alimentos frescos e livres de conservantes. Sem contar que é muito mais palatável para os cães. A maioria adora — explica.

Ela conta que a procura por esse tipo de alimentação não vem apenas de tutores em busca de tratamento para seus pets, mas de pessoas que se informam sobre alimentação natural e querem garantir uma qualidade de vida melhor para seus animais de estimação.

— Muita gente tem dúvidas sobre os ingredientes das rações, os conservantes e a forma de fabricação e por isso procuram outras opções. Mas é preciso dizer que a alimentação natural não tem nada a ver com dar os restos de comida da casa. É preciso ser balanceada, com todos os nutrientes necessários e feita especialmente para o cão — explica Bárbara.

Continua depois da publicidade

A profissional comenta que a dieta pode ser preparada em casa pelos tutores, desde que seguindo as recomendações do veterinário. Em alguns casos, ela conta, é possível balancear com uma ração de qualidade. Em caso de indisponibilidade de preparar as refeições, já existe na cidade serviços que oferecem a alimentação de acordo com a prescrição do veterinário responsável.