Dois palestinos morreram nesta sexta-feira (17) atingidos por disparos de soldados israelenses na Faixa de Gaza em confrontos durante uma manifestação ao longo da fronteira com Israel, indicou o ministério da Saúde de Gaza.
Continua depois da publicidade
Karim Abu Fatayer, de 30 anos, recebeu um impacto mortal perto do campo de refugiados de Al Bureij. Sadi Muammar, de 26 anos, morreu por um disparo na cabeça no leste de Rafah, informou o ministério desse enclave palestino dirigido pelo movimento islamita Hamas.
O ministério disse que os dois homens foram atingidos na cabeça.
O exército israelense não informou sobre nenhuma morte, mas disse que os soldados dispararam durante incidentes na fronteira.
Continua depois da publicidade
Milhares de palestinos voltaram a protestar ao longo da cerca que separa Israel de Gaza, todas as sexta-feiras, desde o início, em 30 de março, de um movimento de protesto contra o bloqueio imposto pelo Estado hebraico a Gaza. Os manifestantes reivindicam o direito de retorno dos palestinos que foram expulsos ou que fugiram de suas terras com a criação de Israel em 1948.
A participação no protesto dessa sexta-feira foi menor do que durante protestos anteriores, que haviam reunido dezenas de milhares de cidadãos de Gaza.
Os soldados israelenses mataram pelo menos 171 palestinos desde o final de março. Um soldado israelense morreu em 20 de julho.
Continua depois da publicidade
* AFP