Emancipado em 1o de maio de 1962, o município de Ibicaré está localizado no Meio-Oeste catarinense. Com uma área de 156 quilômetros quadrados, apresenta uma topografia acidentada.

Continua depois da publicidade

Em1922, o povoado denominava-se Barra do São Bento; no ano de 1933, Itapuí; e depois Ibicaré, cuja origem indígena tupi-guarani significa vale acentuado, morro.

A base da economia está voltada essencialmente ao setor agropecuário. Na agricultura destacam-se as culturas anuais de milho, feijão, soja e fumo. Na pecuária, o setor avícola e a suinocultura. A bovinocultura está presente em todas as propriedades. A produção leiteira é significativa, sendo uma das maiores bacias da região e uma das mais importantes fontes de renda do produtor rural. Destaca-se também o setor de bovinos de corte.

Por estar na região do Vale do Contestado e na Rota da Uva e do Vinho, o município evoluiu no turismo, sobressaindo-se através dos rodeios, que de uma simples brincadeira foram se desenvolvendo. Em 2001, a cidade foi reconhecida como a Capital Catarinense do Rodeio. Com o título, veio também a valorização do lugar.

Ari Ferrari

Continua depois da publicidade

prefeito

_ Ibicaré é uma grande cidade porque o povo daqui a faz incrível.

SAIBA MAIS

População: 3.341 habitantes

Localização: Meio Oeste, a19 km de Joaçaba

Emancipação: 30/3/1962

Área: 156,07 quilômetros quadrados

Característica: agricultura (milho e feijão), pecuária (aves, suínos, gado de corte e de leite)

e fruticultura

Atrativos: Rodeio Fest, Gincana de Ibicaré, Festa de São Cristóvão e Natal na Praça