O artista Sérgio Adriano H, que vive e atua entre Joinville e São Paulo (SP), volta a circular por dez cidades de Santa Catarina com o projeto Palavra Tomada, premiado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes 2019. A jornada começa em 9 de novembro, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A exposição gratuita acontece das 10h às 15h, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O projeto vai passar ainda por Criciúma (10/11), São José (11/11), Itajaí (12/11), Chapecó (13/11), Joinville (16/11), Jaraguá do Sul (17/11), Blumenau (23/11), São Francisco do Sul (24/11) e Lages (27/11). A programação completa com horários e locais está disponível no site do artista.

– Ultrapassar fronteiras de espaço, expectativas, cores, credos, classes sociais e instituições intelectuais é um dos fundamentos da minha arte – explica Sérgio, que ressalta que os projetos são baseados em falar com pessoas. – Mais que uma escolha, é o que me move.

> Batman no cinema: a trajetória até o filme estrelado por Robert Pattinson

Continua depois da publicidade

Papel político

A exposição Palavra Tomada afirma-se num contexto de resistência. Embasam o projeto dados da atual realidade brasileira, com o aumento dos índices de morte e violência contra mulheres e jovens negros/pardos. Sérgio Adriano, que tem duas décadas de carreira, assume um papel político para denunciar práticas eurocêntricas, colonizadoras e racistas. As palavras interessam ao artista, que desconstrói discursos históricos, “verdades apresentadas”, como ele prefere dizer.

Suas investigações passam pelas enciclopédias, dicionários, livros de arte e revistas. Nestas imagens, recorta palavras para montá-las em carimbos apresentados na boca do artista. Com os lábios cerrados, mostra, entre outras, as palavras “preto” e “ordem e progresso”.

– A obra de Sérgio Adriano se caracteriza por trazer em si esmero técnico, conceitual, político e talvez, principalmente, pela conscientização através da palavra, do “verbo”- afirma a curadora Rosana Paulino. – Em tempos de destruição do país através de políticas suicidas calcadas em um individualismo extremo, Sérgio faz da palavra elemento fundamental na construção de uma poética potente que investiga a população negra no Brasil, marcada desde o berço para ocupar espaços pré-determinados e de pouca visibilidade.

> Melhores filmes de terror brasileiros de todos os tempos

Rosana, que também é artista, é referência na luta contra a invisibilidade da produção afro-brasileira no circuito de arte contemporânea. Usa seus conhecimentos para denunciar obstáculos engendrados pelo racismo estrutural, defende a ampliação dos limites institucionais e o protagonismo dos negros na sociedade.

Continua depois da publicidade

Projeto Palavra Tomada, do artista Sérgio Adriano H

A partir de 9 de novembro, terça-feira

Visitação das 10h às 15h

Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis)

Entrada gratuita

Leia também:

> Quanto Mais Vida, Melhor!: conheça a nova novela das sete da Globo

> Metallica anuncia datas de shows no Brasil para maio de 2022

> Fernanda Abreu: “Acho que vou ser uma velhinha de 90 anos ‘garota sangue bom'”