A revitalização do Centro Leste de Florianópolis está causando danos ao Palácio Cruz e Sousa, onde funciona o Museu Histórico de Santa Catarina. O uso de equipamentos pesados na obra em frente ao prédio, na rua Arcipreste Paiva, estaria fazendo o local vibrar, causando a queda de parte do acabamento do palácio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), questionada pela reportagem da CBN Floripa, não deu maiores detalhes quanto aos danos, mas disse já ter comunicado a Prefeitura de Florianópolis.

— A FCC está analisando tecnicamente se houve danos consideráveis no Palácio Cruz e Sousa, mas não procede a informação de que peças do acervo interno do Museu foram danificadas. Tão logo os problemas foram identificados, a Prefeitura Municipal foi acionada e compreendeu a situação, encerrando as atividades mais impactantes imediatamente — destaca a nota.

Já a prefeitura alegou, em nota, que “a vibração provocada pelo fluxo normal de veículos que trafegam por ali diariamente é maior do que os impactos provocados pela obra”. Também afirmou que “a obra está na fase de colocação das lajotas, de forma manual, não exercendo impactos”.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira (9), no entanto, equipes da prefeitura estavam no local trabalhando com o uso de um rolo compressor e de uma britadeira. As obras de revitalização do centro histórico serão concluídas no final de maio, e custaram R$ 7 milhões.

Veja imagens do Museu e das obras no entorno


Leia também

Campanha discute saúde mental materna em Florianópolis

Ceasa de SC passa a abastecer gaúchos após unidade de Porto Alegre ficar inundada

Hospital Infantil implanta procedimento que reduz espera na emergência em Florianópolis