A paixão por um clube de futebol é, muitas vezes, inexplicável. Um sentimento intenso, que quebra barreiras e, até mesmo, fronteiras. É o caso do britânico Robert Bedding, natural e morador da cidade de Oxford, na Inglaterra. Robert vive no país que, para muitos historiadores, é o inventor do futebol e que possui o campeonato mais disputado do mundo – a Premier League. Com grandes clubes no país, você deve imaginar que o personagem desta história é um torcedor fanático de algum gigante como Liverpool ou Manchester United, não é? Pois esse é um grande engano. Robert, de 44 anos, é apaixonado pelo Figueirense Futebol Clube.
Continua depois da publicidade
A paixão pelo clube alvinegro nasceu em 2003, quando esteve no Brasil pela primeira vez para acompanhar o nascimento da filha, que mora na região de Florianópolis. Desde então, todas as vezes que vem ao país, faz questão de assistir aos jogos do Furacão no Estádio Orlando Scarpelli, casa do Figueira.
> Ensino bilíngue: entenda quais são as principais vantagens desse método
Robert explica que o que desencadeou a torcida pelo Figueirense foi, especialmente, os torcedores e a forma como foi recebido na cidade e como é tratado todas as vezes em que está nas arquibancadas do Estádio Orlando Scarpelli.
— Quando você ama o futebol, você ganha conexões, relacionamentos. Tenho familiares no Brasil, mas quando vou ao estádio, faço novos amigos, nova família. A torcida do Figueirense é fantástica — declara.
Continua depois da publicidade

Momentos históricos e ídolos
Robert acompanhou alguns dos principais momentos da história do Figueirense, como a longa permanência na Série A do Campeonato Brasileiro na década passada e o vice da Copa do Brasil, em 2007 – além de diversos títulos estaduais e a histórica conquista da Copa São Paulo de Juniores, em 2008.
Nesse período, também pôde conhecer ídolos e presenciar o surgimento de grandes talentos do futebol – entre eles Roberto Firmino, atacante formado pelo Figueirense e que hoje atua no Liverpool, da Inglaterra.
Um desses talentos que Robert presenciou defendendo a camisa do Furacão é Cleiton Xavier. O meio-campista, hoje aposentado, é um dos grandes ídolos do britânico, que o considera um dos melhores jogadores que viu atuar.
— Era lindo ver o Cleiton Xavier jogar, muita habilidade e sempre fazia jogadas que resultaram em gols para o Figueirense. Sem dúvidas é um dos melhores jogadores que já vi — conta o torcedor.
Continua depois da publicidade
Como não poderia deixar de ser, outro grande ídolo de Robert é o ex-jogador e hoje dirigente do clube, Fernandes. Maior artilheiro da história do Figueirense, com 108 gols, é considerado por muitos torcedores o maior atleta da história do Furacão – foi protagonista em dois acessos à Série A do Campeonato Brasileiro e conquistou, em campo, seis estaduais.
— O Fernandes é sem dúvida nosso grande ídolo. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, é sempre muito gentil — afirma.
Perto, mesmo longe
Apesar da distância, Robert não deixa de acompanhar o time do coração. Mesmo morando em outro continente, o britânico não perde um jogo do Figueirense. Envia energias positivas ao Furacão mesmo que tenha literalmente um oceano separando o Estádio Orlando Scarpelli e a cidade Oxford.
O que permite que Robert acompanhe o Figueirense na disputa do estadual é o streaming, onde os jogos são transmitidos pela internet através do site catarinensefort.tv. Sobre a transmissão, Robert é só elogios.
Continua depois da publicidade
— É absolutamente incrível. A programação é muito boa e a qualidade da transmissão é ótima. O site me ajuda muito pois posso acompanhar o meu time mesmo em outro país e isso é fantástico — afirma Robert.

Uma das grandes novidades do streaming em 2022 é a transmissão de todos os jogos, incluindo as partidas das fases decisivas, como semifinal e final. Outro ponto positivo da temporada é que os jogos ficam gravados na plataforma, permitindo que o assinante assista à partida em qualquer hora e lugar. E isso é uma grande vantagem para Robert, que trabalha com aviação.
— Muitas vezes eu não consigo assistir o jogo ao vivo, pela diferença de fuso-horário entre o Brasil e a Inglaterra e também porque às vezes estou trabalhando no horário do jogo. Então, como os jogos ficam gravados, eu consigo assistir depois e isso é muito bom — comenta o inglês.
> Intelbras anuncia patrocínio da Stock Car e leva mais tecnologia à temporada 2022
— Nesses dias, eu desligo todas as redes sociais para não receber nenhuma notícia de como está o jogo. Gosto de ver como se fosse ao vivo depois — acrescenta.
Continua depois da publicidade
Raízes no Brasil
Nascido na Inglaterra, Robert tem forte ligação com o Brasil. Além da filha brasileira, é casado há 10 anos com Celina, natural de Tijucas, cidade da região da Grande Florianópolis. A esposa, que também é torcedora do Figueirense, reforça a paixão de Robert pelo futebol brasileiro, especialmente pelo Furacão.

Quando o casal vem ao Brasil, Celina acompanha o marido, junto a outros familiares e amigos, nos jogos do Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli – e até mesmo em outros estádios, caso a logística permita.
Residentes de Oxford, o casal torcedor do Alvinegro do Estreito – sejamos justos, Robert também é torcedor do Oxford FC, time da cidade onde vive – também acompanha com frequência os jogos das seleções brasileira e inglesa, que se preparam para a disputa da Copa do Mundo de 2022, que acontece entre os meses de novembro e dezembro, no Catar.
Sobre a possibilidade de as duas seleções se enfrentarem na disputa, Celina brinca:
— Ele vai ter que assistir ao jogo na sala e eu no quarto — comenta a bem-humorada tijucana.

O Campeonato Catarinense Fort 2022 tem transmissão completa pelo streaming, através do site catarinensefort.tv. Os pacotes custam apenas R$149,90 e podem ser parcelados em até quatro vezes no cartão de crédito.
Continua depois da publicidade
A transmissão do Campeonato Catarinense Fort tem patrocínio do Fort Atacadista e da KTO Brasil.
Para saber mais sobre o pacote de transmissão e formas de pagamento, clique aqui.
Leia também
Catarinense Fort 2022: assista a todos os jogos da reta final da competição pelo streaming
Sócios do Clube NSC têm desconto de 30% no catarinensefort.tv
Boom imobiliário na capital impulsiona projetos inovadores na Grande Florianópolis
Mercado aquecido: valorização imobiliária em Florianópolis é destaque