A cada ano cresce a discussão sobre a importância – ou falta dela – dos estaduais no ano dos clubes de futebol. Com 19 datas, exatamente metade de um Campeonato Brasileiro, os estaduais, da maneira como têm sido disputados, dão prejuízo aos clubes.
Continua depois da publicidade
O Catarinense, por exemplo, não será transmitido pelo Premiere FC. Será só transmitido pela televisão aberta, e a nível regional. Ou seja, em vários jogos do Avaí teremos que recorrer ao bom e velho “radinho”.
Positivo
Os estaduais inflamam a rivalidade local e algumas vezes são o único campeonato a disputar por um clube menor. Dessas equipes, inclusive, saem bons jogadores que vão para as séries A e B. Também podemos dizer que são as grandes chances dos clubes médios conquistarem um título.
Continua depois da publicidade
Negativo
Muito longo, com baixa presença de público – veremos se aumentará com a volta da cerveja e o fim da transmissão fechada – um campeonato com 19 jogos é prejudicial para a condição física.
Terminamos o ano de 2017 com 63 jogos disputados, um alto número para quem pouco avançou nas competições (Copa do Brasil, por exemplo).Certamente, um campeonato mais curto seria interessante. Com no máximo 10 datas, poderíamos voltar a ter um Catarinense que empolgasse. É uma ideia.
Leia mais colunas da Paixão Azurra
Fique por dentro de tudo que é notícia sobre o Avaí