É notório que a Federação Catarinense de Futebol planeja o retorno do Campeonato Catarinense, sem presença de público nos estádios, para o dia 16 de maio. O pedido inclusive encontra-se na mesa do Governador do Estado para apreciação, e as últimas portarias estaduais da Secretaria de Saúde, flexibilizando a quarentena para liberação gradual de diversas atividades sob condicionantes, indicam que o pedido formulado pela FCF deve ser aceito.

Continua depois da publicidade

Para ajudar no convencimento, a FCF frisou ainda a possibilidade de compra de testes rápidos para o coronavírus através da Associação de Clubes, que seriam realizados em todos os envolvidos na partida, além de repasse para os clubes visando testes também nos períodos de treinamento. Também seria obrigatório o uso de máscaras por suplentes, comissão técnica, etc.

:: Uefa recomenda que campeonatos nacionais suspensos sejam concluídos

Contudo, existe um porém. Ainda que o pedido seja aceito de pronto, até a data da primeira partida chegar, as flexibilizações que entram em vigor na presente semana estarão sendo constantemente avaliadas e, caso ocorra piora significativa nos números de contaminados (que é a projeção oficial), o governo deve voltar a determinar novamente o isolamento, o que certamente reverteria a decisão de reinício do estadual. O fato é que as tratativas existem, mas diversos fatores devem pesar na decisão, que segue em aberto.

Continua depois da publicidade