Neste início de semana, o globoesporte.com fez uma reportagem especial indicando a seleção de melhores atletas revelados pelo Avaí no Século XXI. A matéria aponta os seguintes nomes: Renan; Guga, Gabriel, Jardel e João Paulo; Renanzinho, Luanzinho, Romulo e Raphinha; Anderson Lopes e Jonathan. É uma boa seleção, mas podemos lembrar alguns outros nomes relevados pela base avaiana.
Continua depois da publicidade
No gol, Flávio Kretzer poderia ser, inclusive, o titular dessa equipe. O bom arqueiro deixou a Ressacada rumo ao São Paulo em 2004, onde foi campeão da libertadores e do mundo.
Thiago Bambam também teve destaque no Leão, no ano de 2007. Foi vendido para o Belenenses de Portugal e, ao retornar ao Brasil, passou por equipes do interior do Rio de Janeiro.
Na lateral direita, um nome de destaque é Edilson. O hoje experiente lateral do Cruzeiro deixou a Ressacada em 2007 e se destacou no Botafogo, Corinthians e Grêmio.
Na mesma posição, Rodinei teve grande destaque na Ponte Preta e passou pelo Flamengo recentemente, e hoje está no Internacional.
Continua depois da publicidade
Na lateral esquerda, Lucas Lovat teve saída conturbada do sul da ilha em 2018, mas conseguiu ótimas atuações no futebol da Eslováquia, e foi recentemente contratado pelo líder do campeonato local, depois de receber prêmios individuais na última temporada.
Julinho também poderia figurar na posição, com boa passagem no futebol japonês em certo período da carreira.
No meio, destaque para Walace, que saiu do Avaí para o Grêmio em 2013, sem jogar pelos profissionais. O volante teve grande destaque em 2015 e 2016, sendo vendido para o Hamburgo. Hoje atua na Udinese, da Itália.
Marcos Paulo foi um dos destaques da Copa SP de Futebol Júnior de 2009 e depois foi para o Coritiba, onde se destacou. Posteriormente, voltou ao Avaí em 2011, mas não vingou. Teve boa passagem também pelo Goiás.
Continua depois da publicidade
No ataque, Getúlio também poderia entrar, com grande contribuição ao Avaí em 2018, sendo nome fundamental no acesso à Série A. Outro nome para o ataque é Edno, revelado pelo Avaí em 2002, teve longa carreira com grande passagem pela Portuguesa em 2011, que ficou conhecida como Barcelusa, e também defendeu Corinthians, Botafogo e Ponte Preta.
Certamente muitos nomes ficaram de fora da relação, mas é um bom exercício para lembrar alguns nomes que surgiram na Ressacada, que teve grande melhoria nas categorias de base nos últimos anos.