Crescem as especulações acerca do novo treinador do Avaí para a temporada 2020. Depois das negativas de Fossati e Enderson Moreira, o Leão busca alguns mercados alternativos. Na esteira do sucesso de Jorge Jesus, dois treinadores portugueses são especulados na Ressacada: Tiago Fernandes, de 38 anos, treinador do Estoril; e Augusto Inácio, de 64 anos, atualmente sem clube.

Continua depois da publicidade

A busca por um mercado alternativo e treinadores estrangeiros é mais do que bem vinda, é evidente que o futebol brasileiro precisa de uma reformulação. Porém, parece bem óbvio que competência não tem nacionalidade. Não é porque o excelente Jorge Jesus é português que os seus colegas portugueses são igualmente competentes. Há treinadores bons e ruins em toda parte e, portanto, é preciso critério e estudo para a contratação de um profissional.

Os nomes citados, por exemplo, em uma rápida pesquisa nas redes sociais, verifica-se que possuem estilos completamente diferentes, quase que opostos. Por sinal, eis outro ponto que parece faltar critério na busca pelo novo treinador.

Comenta- se no desejo de um futebol mais propositivo, mas nomes especulados como Jorge Fossati e o próprio Augusto Inácio caracterizam-se em outros trabalhos no sentido de praticarem um estilo de jogo mais compacto, defensivo.

Treinadores estrangeiros? Mais do que bem vindos, necessários. Mas é preciso saber quem se está contratando, pois trata-se de um passo fundamental para o sucesso da próxima temporada, e se espera que o Avaí tome esse cuidado.

Continua depois da publicidade

Ultima do ano

Ontem realizamos a última edição do Troféu Debate, com a participação especial de José Walter. Fizemos uma síntese da temporada 2019 e, claro, a projeção para 2020.

Confiram no Facebook do Troféu Avaí.

Leia as últimas notícias do Leão da Ilha
Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total e aproveite os descontos do Clube NSC.