Passada a euforia do acesso à Série A, chegou a hora de levar muito a sério a montagem do elenco para a próxima temporada. No discurso tudo está muito bonito. Diretoria e comissão técnica alinhados no objetivo de priorizar a permanência na elite e parar com o sobe e desce. Sinceramente, não é a primeira vez que ouço isso, então o que importa de verdade é a prática.
Continua depois da publicidade
Tenho a opinião de que os meses mais importantes na vida do clube são justamente aqueles entre uma temporada e outra. É o momento em que o mercado está mais propício para contratações. Contratos expirando, vários jogadores rejeitados por seus clubes retornando de empréstimo, enfim. É a verdadeira hora de montar um elenco competitivo.
A mesma história
Já não é novidade a estratégia de esperar o final do Estadual para fazer “grandes contratações pontuais” que elevarão o elenco para a disputa da Série A. Há inúmeras desvantagens óbvias nessa tática. Primeiro que, após os estaduais, o mercado é muito mais restrito e os valores mais altos, justamente por conta da demanda dos times de Série A buscando reforçar os seus elencos.
Segundo que é mais difícil encontrar os jogadores certos para contratar. Terceiro que o tempo é muito mais curto e sempre tem um período de adaptação e, só aí, já se passaram varias rodadas. A hora de montar o elenco é agora.
Continua depois da publicidade