Seguindo a série de partidas que o torcedor avaiano gostaria de reviver, impossível não passar pela incrível campanha na Série A de 2009, a melhor da história de Santa Catarina no torneio, destacando em especial os 3×0 contra o Flamengo na Ressacada.

Continua depois da publicidade

Como lembramos na coluna anterior, o Avaí foi Campeão Catarinense e soltou o grito de “é campeão” que estava entalado na garganta. Passada a euforia, era chegada a hora do grande objetivo: fazer bonito para todo o Brasil.

Começar a disputar a primeira divisão depois de 30 anos afastado foi duro. Além disso, existia uma certa “ressaca” pós título, e o início foi indiscutivelmente negativo. O Avaí era lanterna até a décima primeira rodada, quando muitos já consideravam o Leão rebaixado.

Este colunista esteve in loco no início da arrancada mais incrível da história do Avaí: o triunfo no Serra Dourada contra o Goiás por 2×0. Silas mudou o esquema tático, e a equipe se transformou.

Depois disso, vitória contra o Sport no Recife, vitória contra o Grêmio na Ressacada, vitória contra o Athletico em Curitiba, goleada contra o Vitória na Ressacada, empate diante do Corinthians em São Paulo – prejudicados pela arbitragem –, trinfo contra o Santo André na Ressacada, empate contra o Santos na Vila Belmiro, vitória contra o Náutico na Ressacada, empate contra o Atlético-MG em Belo Horizonte e, finalmente, os 3×0 contra o Flamengo.

Continua depois da publicidade

Nessa partida que encerrou a série de onze jogos de invencibilidade, com oito vitórias e três empates, o Avaí deu show contra o Flamengo de Adriano Imperador, que posteriormente conseguiria o título do certame. O time carioca ficou na roda e foi envolvido pelo entrosamento de Marquinhos, Muriqui e William, e os três a zero saiu barato.

Finalizada a partida, o Leão se viu na zona de classificação para a Libertadores da América, em quarto lugar, fechando a maior arrancada dos pontos corridos, do vigésimo lugar até a quarta colocação em apenas onze rodadas. A repercussão nacional foi enorme, mas a equipe acabou oscilando após a arrancada.

Ainda assim, finalizou o torneio em sexto lugar, melhor colocação da história catarinense. Nos formatos atuais, teríamos conquistado uma vaga para a Libertadores. E não restam dúvidas que se aquele acreditasse um pouco mais no seu próprio potencial, poderia conseguir a inédita vaga.