Seguimos com a série de jogos memoráveis que todo avaiano gostaria de reviver. Depois do acesso de 2008 encerrando um jejum de 30 anos, o Avaí tinha outro jejum para se livrar. Desde 1997 sem título catarinense, a expectativa pelo grito de “é campeão” era grande, e não podia escapar de 2009, com o Leão sendo o único representante na elite e possuindo incontestavelmente o melhor elenco. No entanto, o caminho não foi tão simples, com a equipe demorando para se encontrar, terminando o turno apenas na sexta colocação.
Continua depois da publicidade
Na última rodada do returno contra o Metropolitano, ainda existia possibilidade da não classificação para o quadrangular. Porém, o Avaí passou no sofrimento, e foi justamente na fase final que o futebol da equipe começou a aparecer. A confirmação da vaga na decisão veio de uma vitória épica em Criciúma, com gol aos 49 do segundo tempo
A grande final contra a Chapecoense era também revanche por pesada derrota sofrida nas fases iniciais. Sem previsão de vantagem pelo gol fora de casa, o Leão perdeu novamente na primeira partida, e na volta bastava um empate para a equipe do Oeste erguer a taça.
Na Ressacada lotada dia 3 de maio de 2009, o Avaí saiu atrás do placar, mas construiu uma virada épica com grande participação de Marquinhos. M10 jogou no sacrifício, com lesão muscular identificada, e ainda assim marcou dois gols e deu uma assistência, atuação histórica e placar final de 6×1. Com o final do jogo, acabou também a incômoda espera pela taça, e a festa foi enorme. Certamente uma partida que todo avaiano gostaria de reviver.
Continua depois da publicidade