A solicitação formal da Federação Catarinense de Futebol e Associação de Clubes de SC pelo retorno do Campeonato Catarinense no dia 16 de maio, com portões fechados e seguindo protocolo próprio de saúde, formulado pelo Dr. Luis Fernando Funchal, foi indeferido pelo governador. A justificativa foi a impossibilidade de retorno de atividades coletivas que gerem aglomerações ou contato físico, por representar risco iminente de contágio da doença infecciosa Covid-19.
Continua depois da publicidade
A expectativa, em face a flexibilização de diversas atividades, era outra. Os cartolas acreditavam que a retomada ocorreria de fato a partir do dia 16, mas as últimas notícias da pandemia já indicavam o indeferimento, com recorde de mortes no país nos últimos dias, e recorde de contágio detectado em Santa Catarina, com 519 casos confirmados apenas nas últimas 24 horas.
E agora? Com as férias coletivas se encerrando, em tese segue prevista a reapresentação de todo o elenco para dia 1º de maio. Porém, há movimentação de revisão, visto que não faz muito sentido reapresentação de grupo sem qualquer previsão de calendário e jogos a disputar, que a essa altura fica difícil sequer vislumbrar o retorno ainda no próximo mês.
A próxima pauta deverá ser a possibilidade de redução salarial nos clubes durante a pandemia, que sinalização ainda mais a dificuldade financeira já enfrentada. Aguardaremos os próximos capítulos.
Continua depois da publicidade