Trinta e oito rodadas. Sete meses de dezenove dias. Historicamente, foi certamente um dos períodos mais longos para o torcedor do Leão que, enfim, se encerrou.

Continua depois da publicidade

O pesadelo da Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 chegou ao fim neste domingo, com o empate contra o Athletico na Ressacada em zero a zero. O sofrimento de ver o Avaí humilhado nacionalmente rodada após rodada acabou, mas certamente não será esquecido.

Entre 350 equipes que já disputaram a Série A no atual formato, o Avaí ficou na posição 349, superando apenas do América-RN de 2007, sem conseguir superar, no critério de desempate, o Náutico de 2013. Porém, foi a equipe com menos vitórias na história do certame — míseras três — enquanto o América fez quatro.

Juntamente com o Paraná Clube de 2018, também tivemos o pior ataque da história e, falando em recordes negativos, essa foi disparada a pior campanha de um catarinense na Série A, dez pontos a menos que a segunda pior. São números assustadores.

O Avaí, que crescia gradativamente de patamar com suas aparições constantes na elite, regrediu e muito em 2019, virando um exemplo de chacota. Uma mácula imensurável a imagem do clube.

Continua depois da publicidade

Portanto, aqueles que pedem um voto de confiança para 2020 devem saber que a responsabilidade é gigantesca. Não há voto de confiança, mas sim, após tantos vexames, uma obrigação de fazer um 2020 vitorioso.

O mínimo que o torcedor espera para iniciar a recuperação do Avaí é ter um grande time no próximo ano, pois o que ocorreu em 2019 jamais será esquecido.

Leia as últimas notícias do Leão da Ilha

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.