O médico Luis Fernando Funchal, em entrevista para a Rádio Avaí, confirmou quatro casos positivados para Covid-19 entre jogadores do Leão. O Avaí foi o primeiro clube no estado a realizar a testagem, na segunda-feira. Dentre os casos confirmados, três deles apresentaram imunização – o que significa que adquiriram o vírus em algum momento mas já se curaram – e um caso de contaminação ativa.

Continua depois da publicidade

Os nomes dos atletas não serão divulgados, e o que apresentou o vírus ativo cumprirá duas semanas de quarentena, de acordo com as instruções sanitárias, e terá o acompanhamento do clube no período. O resultado obviamente impacta a perspectiva de retorno do futebol. No mínimo, deveria criar a exigência de testagem ampla em todas as equipes antes da realização de qualquer atividade, até mesmo os treinamentos.

Veto da prefeitura

Após a decisão do governador de liberar os treinamentos presenciais no futebol, o Avaí já começou a preparar o retorno e as datas, aguardando apenas a concordância da Prefeitura. No entanto, o prefeito decidiu por ir contra a decisão do governo do estado e manter o veto, para surpresa total no clube.

A decisão impacta diretamente o Avaí e quebra também a isonomia no retorno, tendo em vista que todos os demais clubes já estão autorizados ao retorno, incluindo a ex-Elephant, que tem seu CT em Palhoça. Para o Leão, uma alternativa seria buscar outro local para reinício dos treinamentos – como, por exemplo, Águas Mornas – mas o fato é que ainda há confiança para reversão da decisão.

Continua depois da publicidade