Em meio a turbulência com troca no comando técnico logo no início da temporada, a diretoria agiu rápido para contratar Rodrigo Santana em substituição ao português Augusto Inácio. O novo treinador chega prestigiado como uma escolha do departamento de futebol, ao contrário de Inácio, que foi escolha pessoal do presidente do clube, apesar da chancela dos diretores.

Continua depois da publicidade

Esse prestígio, por sinal, é indício de que a paciência com seu trabalho tende a ser maior, ainda que encontre dificuldades iniciais. Inácio era bastante questionado pelo sistema de jogo, de característica mais defensiva, enquanto a ideia do clube para 2020 sempre foi ter uma equipe mais propositiva. Mas, afinal, esse é o estilo de Rodrigo Santana?

As primeiras informações são no sentido inverso. Logicamente, a amostragem é baixa. Rodrigo tem poucas experiências efetivas e trabalhos reconhecidos. Apareceu bem em 2017 na URT de Minas, sendo eleito o melhor treinador do campeonato mineiro, e o grande destaque foi como interino, que acabou efetivado no comando do Atlético MG ano passado. Nos dois casos, ficou mais reconhecido pela organização tática defensiva com transições rápidas verticais, do que a prática de um jogo ofensivo de posse de bola.

Em algumas entrevistas, sustenta que gosta de propor jogo, mas precisa observar a realidade de cada trabalho e elenco. No caso do Galo, aborda que os próprios jogadores, pela idade avançada do elenco, se sentiam mais à vontade marcando de forma mais baixa, além da necessidade de recuperação imediata nas competições tendo uma defesa que deixava muito a desejar. O fato é que do trabalho de Rodrigo Santana que possa ser avaliado até aqui, a tendência é imaginar uma equipe corrigida de trás para frente, priorizando sempre a organização tática.

Bom cenário

Continua depois da publicidade

Além de assumir a equipe após uma vitória, Santana terá quase duas semanas de treinamento até o próximo compromisso diante do Tubarão, fora de casa. É praticamente uma nova pré-temporada a ser realizada pelo elenco, com os jogadores em melhores condições físicas e técnicas. O cenário, portanto, é muito bom para que tenha condições de desenhar a sua equipe.