Que a Ressacada é o mais belo estádio de Santa Catarina todos já sabem. Muitos, porém, não sabem por que o estádio Aderbal Ramos da Silva é chamado de Ressacada. A excelente página Memória Avaiana, em texto disponível no Facebook, esclareceu, e a explicação é bastante simples.
Continua depois da publicidade
“Ressacada” é um termo utilizado na geografia para designar áreas de planícies alagáveis, como era antigamente o terreno onde atualmente se encontra o estádio avaiano e o loteamento Santos Dumont. Por sinal, o apelido de Ressacada prescinde até mesmo o nome oficial, que veio apenas em 1985.
Há torcedores rivais que usam o termo “time do mangue” de forma pejorativa, o que é uma grande bobagem. De acordo com a página: “Houve ao menos cinco sambaquis na região da Ressacada, todos registrados pelo arqueólogo João Alfredo Rohr, em 1959. O manguezal da Ressacada é onde nasce (ou nascia) nosso berbigão, nossos peixes e camarões.
O berbigão coletado há tantos séculos por nossos antepassados deveria estar em nossa bandeira e ser ostentado com orgulho tão grande quanto nosso apetite para os pastéis de berbigão Ao invés de nos envergonhar, a alcunha de “time do mangue” deveria provocar nossa capacidade de articular o futebol com a cultura popular, com a história dos homens e mulheres que habitaram nosso espaço.”
O “time do mangue”, portanto, é motivo de orgulho, jamais de vergonha. A Ressacada é a cara da ilha, assim como o Avaí. Sigam a página Memória Avaiana para outras histórias importantes do maior de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade