Após alcançarem ampla cobertura vacinal, países europeus passam a flexibilizar as medidas de restrição contra a Covid-19. Na Dinamarca, por exemplo, casas de festas e shows voltaram a funcionar normalmente e não há mais limitação de público em grandes eventos. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com a diminuição da letalidade da doença, países como França e Reino Unido também começam a tratar o vírus como endêmico – já que, para muitos especialistas, o Sars-CoV-2 não será eliminado. 

> Especialistas revelam detalhes da síndrome pós-Covid

O que é uma endemia? 

Julio Croda, médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, explica que uma doença é considerada endêmica quando ela é comum em certas regiões, tem um número de mortes esperado e apresenta períodos de surto. Em situações assim, é possível prever o impacto do vírus e entender seu comportamento em relação à saúde dos indivíduos.

Continua depois da publicidade

Quadros de endemia já ocorrem com outros vírus que causam doenças respiratórias, como é o caso da influenza. “Nessa situação, há uma previsão sobre o número de casos e de óbitos. É possível estar preparado para os momentos de surto”, diz o especialista.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também 

Geólogos de Blumenau vão a Petrópolis ajudar no diagnóstico de áreas atingidas na tragédia

Jogada “ensaiada” bizarra do Concórdia em jogo do Catarinense viraliza e vira piada; assista

Três a cada quatro moradores de SC receberam as duas doses da vacina contra Covid-19