“Vá brincar com as crianças!”. Se você ainda não ouviu isso da sua mulher este verão, ainda vai ouvir. Aqui vão dicas para não se desesperar.
Continua depois da publicidade
A cena é mais ou menos assim. Com toda boa vontade, a mãe leva o filho para fazer xixi no mar. Daqui a pouco, o maninho aparece chorando porque quer um picolé que o sorveteiro não tem. E a mamãe tem de resolver duas, três, quatro manhas de criança ao mesmo tempo, enquanto o maridão está bem relaxado na cadeira de praia, com uma cerveja gelada no colo e os olhos perdidos no mar, questionando-se por que seu time do coração ainda não contratou reforços de peso para esta temporada.
Pois aí vai uma dica de verão para os papais. As férias são uma ótima oportunidade para sacudir a poeira, ou melhor, a areia e ficar mais perto dos filhos. Se você conseguir, seja bem-vindo à nova geração. É que aquela antiga divisão de tarefas em que o homem era o provedor e a mulher cuidava da prole já se foi. Hoje, o papai tira férias da firma, mas não dos filhos. Segunda dica: já que é assim, melhor aproveitar.
– Nas férias, os homens que costumam trabalhar bastante têm uma grande oportunidade para estar junto dos filhos. Mas aqueles que são distantes porque simplesmente não se interessam continuarão assim mesmo durante as férias – diz a psicóloga Letícia Rauen Delpizzo.
Ela lembra que uma divisão de tarefas comum entre os casais é a seguinte: a mãe trata dos cuidados, como banho e alimentação, enquanto o pai fica com a parte de recreação e das brincadeiras. Pode parecer meio injusto, claro. É que muitos homens encaram como se estivessem apenas ajudando a mulher, e não participando de verdade na criação dos filhos.
Continua depois da publicidade
– O ideal é que o casal divida as tarefas igualmente – afirma Letícia.
Confira algumas dicas para curtir os filhos no verão:
::: Escolha praias apropriadas para crianças, com mar calmo e quente
::: Leve brinquedos
::: Prepare lanches adequados para crianças
::: Não tenha medo: pergunte o que os filhos querem fazer
::: Cuide os horários de sol intenso
::: Se você tem pouca paciência, leve amiguinhos (deles, é claro, e não os seus)