Esta quarta-feira (12) amanheceu com um longa fila na frente da escola Herondina Medeiros Zeferino no bairro dos Ingleses, em Florianópolis. A espera por uma vaga remanescente na unidade para muitos já durava dois dias, conforme o motorista Fabiano Gonçalves da Luz.

Continua depois da publicidade

— Eu cheguei aqui à meia-noite de ontem e já tinha muita gente. Espero por uma vaga para minha filha na 7ª série, sou o primeiro na lista de espera. Provavelmente, ela vai ficar sem escola. A direção nos informou (por volta das 8h30) que devemos procurar a secretaria municipal de educação no dia 17 (na próxima segunda) – afirmou.

Segundo o secretário municipal de educação Maurício Fernandes Pereira, a prefeitura abriu este ano 500 novas vagas na escola Herondina e alugou uma casa para criação de mais vagas. Outra unidade está sendo construída pelo município e um terreno foi cedido ao governo do estado para criação de uma nova escola.

— Estamos dando prioridade para as famílias que não têm vaga. Vamos conversar com o estado para nos ajudar a resolver a situação das crianças que, por ventura ficarem sem vaga. Atrás da Herondina estamos construindo uma nova escola, queremos ver se inauguramos até agosto – explicou.

De acordo com Pereira, uma casa foi alugada ao lado da escola municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho para criação de mais 100 novas vagas.

Continua depois da publicidade

Ouça a reportagem: