Um dia após o encerramento do prazo para registrar ou regularizar o Título de Eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta quinta-feira (5), que o país bateu recordes no cadastro de novos eleitores. Entre janeiro e abril deste ano, o Brasil ganhou 2.042.817 eleitores entre 16 e 18 anos. O número representa aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Além disso, o indicador é 57,4% maior que o registrado entre janeiro e abril de 2014. Os números são positivos diante das campanhas da Justiça Eleitoral para incentivar jovens a emitirem o Título de Eleitor. Durante a abertura da sessão desta quinta-feira, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, comemorou o recorde.

— A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia — afirmou Fachin.

Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Continua depois da publicidade

Leia também

Artistas de esquerda e hashtags bolsonaristas duelam por jovens sem título de eleitor

Jovens de SC podem definir eleição de deputado ou senador em 2022, diz especialista

Bolsonaro diz que DiCaprio precisa dar exemplo e não lição sobre Eleições no Brasil