Serli Vaz Felisbino é uma das pessoas que enfrenta a fila formada nos arredores da EEB Professor Honório Miranda, em Gaspar. Para garantir a matrícula da filha e do neto na unidade de ensino, ela chegou ao local às 5h desta terça-feira. Para não perder o primeiro lugar na longa fila que se formou, ela reveza com o marido.
Continua depois da publicidade
– Planejei desde o começo do mês, quando soube que ia abrir as matrículas. Eles sempre estudaram de manhã – afirma Serli.
Muitos pais montaram até barracas para passar a noite e garantir a matrícula dos filhos no período da manhã. A escola está oferecendo 150 vagas para este horário. A incerteza de ter uma vaga ou não fez com que a Luciana deixasse até de ir ao emprego.
Leia também
::: Melhorias para escolas lideram solicitações da Câmara Mirim de Blumenau
::: Escola na Vila Itoupava, em Blumenau, será fechada
Continua depois da publicidade
– É complicado. A gente faz de tudo pelos filhos. Estou aqui desde às 7h desta terça-feira e tem que aguentar até as 19h de quarta. A tecnologia evoluiu tanto, se faz quase tudo pelo celular hoje, e ainda temos que enfrentar esse tipo de situação – diz Luciana da Silva.
O diretor da escola enviou aos pais um bilhete informando o horário e a data para a distribuição das senhas. E afirma que a fila é desnecessária, já que o colégio possui ainda mais 250 vagas para o período da tarde.
– A orientação que foi passada é que oferecemos vagas, não turnos. E eles querem o turno matutino. Para evitar atropelo, por causa do feriadão, resolvemos entregar senhas nesta quarta-feira, a partir das 19h, para os interessados fazerem a matrícula a partir de segunda-feira, com calma. Não precisa pernoitar. Temos histórico de sobra de vagas, de transferências.Então, a fila é desnecessária – argumenta Antônio Merces da Silva, diretor da escola.
A correria pela senha é só o primeiro passo para garantir uma vaga na escola. Isso porque as matrículas para o ano que vem só abrem na próxima segunda-feira, dia 19.
Continua depois da publicidade
Com informações de Maurício Cattani, NSC TV