Pais e alunos da Escola Estadual Nilton Kucker, em Itajaí, fizeram um abaixo-assinado pedindo mais segurança no entorno da instituição. Eles reclamam que enfrentam uma onda de assaltos e pedem reforço no policiamento da escola. O diretor Luís Fernando Inácio informou que o documento será entregue ao prefeito Jandir Bellini.

Continua depois da publicidade

– Nas últimas semanas ficamos sabendo, por pais e alunos, que por diversas vezes sofreram assaltos na saída da escola. É uma situação que se repete no início de cada ano letivo – afirma.

De acordo com o diretor, entre os motivos para o aumento no número de roubos estão a falta de policiamento e a facilidade de fuga dos bandidos. Inácio relata ainda que a própria escola já foi alvo de vandalismo no ano passado e que no início de 2016 teve as câmeras de monitoramento furtadas.

– Já entregamos ofício para a gerência de Educação e agora iremos entregar ao prefeito para tentar uma solução.

O líder estudantil Osmar Teixeira relata que os alunos também fizeram um protesto interno na escola pedindo mais segurança. De acordo com ele, os roubos são muito parecidos e geralmente são cometidos por dois criminosos.

Continua depois da publicidade

– Uma criança de seis anos foi assaltada junto com o irmão e está traumatizada, não quer vir para a escola. Os alunos estão preocupados com a sua segurança, parece que as escolas estaduais não recebem a devida atenção – opina.

Insegurança

Um estudante do 1º ano do Ensino Médio, que prefere não se identificar, diz que quase foi assaltado na última quinta-feira. Segundo ele, dois homens se aproximaram na saída da escola e perguntaram que horas eram. Em seguida, a dupla teria pedido seu celular e anunciado o roubo.

– Como tinha gente perto eu pedi ajuda e eles seguraram os dois. Daí conseguir ir embora – conta.

O pai de dois alunos da Nilton Kucker, Silvio Fiuza Lima, reclama que a escola está abandonada e que falta policiamento no bairro. Lima diz ainda que precisa levar e buscar os filhos no colégio em função da insegurança.

Continua depois da publicidade

– Meus dois filhos já foram assaltados. Do meu filho levaram o celular e o ameaçaram com uma faca. Eu faço um apelo como pai e como morador: as crianças precisam de segurança, estamos pedindo socorro.

Apesar dos relatos, a Polícia Militar informou que não tem tido registros de ocorrências no local e que estes casos devem ser comunicados para que sejam tomadas providências. (Colaborou Bianca Ingletto, RBSTV)