Está chegando a época em que as crianças recebem a esperada visita do Papai Noel. Para que os presentes não causem surpresas desagradáveis, é importante que pais e responsáveis procurem brinquedos seguros e de qualidade. Objetos pontiagudos, cortantes e pequenos devem ser evitados.
Continua depois da publicidade
– É preciso atenção com a adequação do brinquedo à idade das crianças. Os pais devem ficar atentos às informações do rótulo ou da embalagem. Sempre procurar pelo selo do Inmetro é uma das recomendações – cita a coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva.
Brinquedos com pontas ou extremidades cortantes e peças pequenas devem ser evitados, por conta do risco de cortes ou da soltura de peças.
– Peças pequenas são risco para engasgamento, sobretudo em crianças de até quatro anos – frisa Marta Silva.
Brinquedos com correntes, tiras ou cordas com mais de cinco centímetros, também devem ser evitados sejam evitados.
Continua depois da publicidade
– Eles podem enrolar no pescoço e estrangular a criança – alerta.
Quanto aos materiais, estes devem ser laváveis e as tintas e demais componentes devem ser atóxicas e não descascarem.
O mesmo cuidado deve-se ter na hora de abrir o presente. Os sacos plásticos das embalagens podem causar sufocamento. Grampos e arames podem provocar eventuais machucados.
– Orientamos, também, que os adultos estejam muito atentos ao guardar os brinquedos. Se eles ficarem esparramados podem ocasionar quedas – lembra a coordenadora.
Skates, patins e bicicletas oferecem riscos de tombos e machucados.
– Os pais devem calçar os pequenos com sapatos fechados, evitar cadarços soltos para não enroscar nas rodinhas, e, de preferência, insistir para que o filho use capacete – observa Marta. – Também é importante não usar esses brinquedos em locais onde tem carro. Veículos são sempre um risco para as crianças se ferirem – acrescenta.
Continua depois da publicidade
ENFEITES DE NATAL
Embora crianças fiquem fascinadas pela decoração de Natal, guirlandas, bolas e pisca-piscas podem esconder perigos. Para garantir a segurança dos pequenos, evite enfeites que sejam afiados ou quebráveis, como bolas de vidro, e mantenha outras decorações com partes pequenas longe do alcance delas.
Outra dica é não usar enfeites que pareçam doces ou alimentos, para evitar que as crianças se confundam. Também é importante não deixá-las sozinhas em locais com piscas-piscas. A curiosidade pode levá-las a pegar a decoração e colocar na boca, o que pode causar choque elétrico.