As paisagens e as praias podem ser invejáveis, mas o trânsito deixa Florianópolis muito mal posicionada quando o assunto é mobilidade urbana. O aumento no número de carros que circulam pela cidade cria problemas sérios e constantes.
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O tema, que tem feito autoridades da cidade repensarem o trânsito da Capital, foi discutido na manhã desta quarta-feira, em mais uma edição do Painel RBS. O programa, conduzido pelo apresentador Mário Motta, foi transmitido ao vivo pela TVCOM (canal 36 da NET e Viamax), pela Rádio CBN/Diário (740 AM) e pelo site www.painelrbs.com.br.
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O debate contou com a participação de cinco convidados: o prefeito em exercício e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, João Batista Nunes, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, João José dos Santos, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo Theophanes de França Junior, a professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Margareth Afeche Pimenta, e o presidente da Urbanização de Curitiba S.A (URBS), Marcos Valente Isfer.
Mobilidade urbana
O problema da mobilidade urbana aumentou nos últimos anos em Florianópolis. Entre 2004 e 2008, a frota cresceu três vezes mais do que a população da cidade, o que representa um aumento de 22% do número de carros e 51% de motos.
Uma das principais mudanças no trânsito está acontecendo esta semana, com o fechamento da avenida Paulo Fontes, no Centro. O prefeito em exercício de Florianópolis defendeu a criação de um calçadão no espaço:
– O congestionamento está igual, o que se fez foi disciplinar o trânsito. Os motoristas precisam olhar para quem anda a pé e de ônibus e para a arquitetura e a engenharia do local. A obra é necessária porque o terminal não deveria ter sido construido ali, em uma área de patrimônio histórico onde 250 mil pessoas passam por dia.
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João Batista ainda ressaltou que as ações visam valorizar as pessoas e que a humanização do Centro retrata a cultura de priorizar o transporte coletivo na cidade.
Os convidados falaram sobre as obras no Trevo da Seta, duplicação da Avenida Diomício Freitas entre outras. O painel também teve como entrevistadores os jornalistas Antônio Neto (CBN/Diário), Cristina Vieira (Hora de Santa Catarina), Fabiano Marques (RBS TV) e Nanda Gobbi (Diário Catarinense). Os internautas puderam responder, via Twitter, quais eram os piores pontos de engarrafamento na Capital.
Para o presidente da Urbanização de Curitiba, a melhor saída para os resolver os nós do trânstito é conseguir fazer um planejamento.
– É preciso planejar todos os eixos de transportes. Assim, quando a cidade crescer, o transponrte poderá ser melhorado. Se isso não ocorre, quando a gente precisa fazer obra de alargamento não haverá condições de realizá-la – conclui Marcos Isfer.
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Para o prefeito em exercício, com todas as ações de mobildiade urbana que estão previstas para Florianópolis transformarão a Capital catarinense:
-Tenho fé e creio que num curto espaço de tempo, Florianópolis será a melhor cidade em mobilidade urbana do Brasil.
Veja como foi a cobertura: