Os principais nomes do setor de Tecnologia da Informação estiveram reunidos nesta quarta-feira (31) em Florianópolis para prestigiar o painel do Projeto Gestão de Valor 2018. A mediação ficou a cargo do colunista do Diário Catarinense Ânderson Silva e o destaque da noite foi a apresentação do case vencedor do concurso estadual de startups promovido pela NSC Comunicação, a Sizebay.
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A empresa de Joinville nasceu em 2013 e os dois primeiros anos foram dedicados ao desenvolvimento de algoritmos capazes de estimar medidas corporais e sugerir tamanhos de roupas compatíveis aos clientes. O trabalho deu origem ao Provador Virtual, ferramenta que ajuda o consumidor a comprar em sites especializados em produtos de vestuário.
Os detalhes da iniciativa foram apresentados por Janderson Araujo, fundador e CEO da startup. Formado em design gráfico com MBA, e experiência em marketing, negócios digitais e branding, ele foi o responsável pela pesquisa e melhorias do produto. Atualmente, cuida das estratégias e comunicação da empresa.
– A principal dificuldade do e-commerce de moda é vender roupa, justamente pela questão do tamanho. As pessoas acabam desistindo de comprar porque elas têm medo se a roupa vai servir ou não, e com isso o e-commerce perde muito dinheiro. Nossa tecnologia, de forma resumida, deduz as medidas do corpo da pessoa e compara com as medidas da roupas, reduzindo trocas e devoluções – enfatiza.
Araújo contou que a Sizebay nasceu de uma forma bem inusitada e que a ideia surgiu há quatro anos quando ele ainda trabalhava com o também sócio da empresa Marcelo Bastos numa agência de publicidade.
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– O Marcelo foi comprar uma roupa para a esposa na internet e quando o produto chegou ficou bem diferente do tamanho que ele imaginava o que gerou certa confusão em casa. Conversando comigo ele alertou que isso deveria ser um problema sério. Começamos a pesquisar e descobrimos que 37% das pessoas tinham medo de comprar pela internet por conta deste fator – recorda o CEO.
A partir dessa análise iniciaram os estudos para o Provador Virtual, mas ainda com pouca evolução do projeto.
– Com a chegada de Patricia Araujo, quebramos barreiras, saímos atrás de programas, de fundos que pudessem ajudar a alavancar a ideia. A partir do contato dela com os centros de antoprometria e, com um plano de negócios mais definido, a empresa começou a avançar – lembra Araujo.
Ele destacou que, além da importância da missão da empresa, entre os principais desafios para empreender está a persistência e o controle emocional, características extremamente necessárias aos sócios num ambiente tão volátil que envolve as startups.
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A EXPERIÊNCIA DE UMA GIGANTE
Os painelistas Guilherme Maba, IT Manager, e Julian Farrapeira, Senior People Business Partner, trataram das estratégias que impulsionam o Mercado Livre, líder do comércio eletrônico na América Latina. A dupla apresentou ações da companhia, que atua em 18 países, o ecossistema dela, valores, os avanços de Mercado Envios – unidade de logística –, entre outras atividades que levaram a empresa até a liderança do comércio eletrônico brasileiro, posição conquistada neste ano.
– No último trimestre foram 52 milhões de compras no ML usando o sistema Mercado Envios no Brasil – 65% do total – afirmou Maba.
Julian deu dicas para os empreendedores que lotaram o auditório do Sebrae, na SC 401:
– Cuidar do clima, escolher bem as pessoas para o seu negócio é a dica que deixo.
A última parte do encontro reservou uma rodada de perguntas e respostas aos painelistas. Esta etapa contou com a participação dos parceiros da NSC no projeto, o diretor técnico do Sebrae Anacleto Angelo Ortigara e a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação do Sistema Fecomércio SC Jamile Sabatini. Ambos destacaram o Gestão de Valor como oportunidade para divulgar startups e também fortalecer o ecossistema catarinense de inovação.
– Noite muito especial para tratarmos de um tema tão relevante para nosso Estado.
O Sebrae tem focado em gerar valores importantes como os organizacionais e pessoais – fundamentais para uma boa gestão. Quem melhor souber usar esses recursos terá mais chances de sucesso – disse Ortigara.
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Jamile reforçou que o Sistema Fecomércio se preocupa em mostrar aos associados como a tecnologia pode beneficiar os negócios, mostrando como olhar para as startups e enxergar nelas meios de se renovar.
– O desenvolvimento tecnológico é um oportunidade de mão dupla para o setor de comércio e também para os novos empreendedores – salientou.
DOIS ENCONTROS DIGITAIS ESTE MÊS
O Gestão de Valor 2018, iniciativa da NSC com o patrocínio de Sebrae, Sistema Fecomércio e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), não para por aqui. Nos próximos dias 21 e 28 de novembro serão realizados dois webinars e a expectativa fica por conta do anúncio do nome dos dois convidados nos próximos dias.