O Painel do Coronavírus, ferramenta do NSC Total e NSC Lab, que reúne dados e o histórico da evolução dos casos do novo coronavírus (covid-19) em Santa Catarina, lança nesta sexta-feira, 3, novas funcionalidades. A principal delas é o mapa com a localização de todas as unidades básicas de saúde localizadas em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

As informações foram extraídas da base de dados do Ministério da Saúde, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. No mapa, o usuário pode localizar o posto de saúde mais próximo de casa, o contato telefônico, o endereço e informa se a unidade funciona em plantão 24 horas, baseado nos dados cadastrados pelos gestores municipais na base do ministério.

O jornalista Cristian Edel Weiss, um dos responsáveis pelo Painel do Coronavírus, afirma que a intenção é facilitar ao cidadão de Santa Catarina a tarefa de buscar atendimento em saúde ou tirar dúvidas com os profissionais da localidade dele a respeito da pandemia.

– A relação com a localização das unidades básicas de saúde é uma base de dados pública, mas ainda pouco acessível ao cidadão comum. Nossa intenção é mostrar visualmente onde essa rede pública está e reforçar o apelo das autoridades públicas que, em caso de sintomas leves, procure primeiro essas unidades, e não os hospitais, para não sobrecarregar o atendimento de emergência – afirma Weiss.

Para o engenheiro de dados Bruno Scheibler, do NSC Lab, esta nova ferramenta é o que os especialistas em ciência de dados chamam de “data for good”, o uso de dados para impacto social.

Continua depois da publicidade

– Em um momento de preocupação, utilizar a tecnologia para trazer cada vez mais informações relevantes à sociedade contribui para lidarmos melhor com a situação – acredita.

Clique na imagem para acessar o Painel do Coronavírus

Onde buscar atendimento nas cidades

Além dessa relação dos postos de saúde, o mapa principal do Painel do Coronavírus, que indica onde estão localizados os casos confirmados de covid-19 em SC, também traz informações detalhadas dos locais recomendados para o cidadão buscar atendimento, caso sinta alguns dos sintomas provocados pelo novo coronavírus. Basta clicar com o mouse ou tocar sobre a cidade desejada no mapa para ver as orientações.

Essas informações foram coletadas com as próprias prefeituras, que estão se mobilizando para criar centrais de triagem, especializar e centralizar o atendimento em um único posto de saúde ou ambulatório ou disponibilizar telefones gratuitos e contatos de WhatsApp para tirar dúvidas dos moradores. O Ministério da Saúde também disponibiliza o telefone 136 para orientar os cidadãos sobre a doença.

Outras novidades

Em conjunto com o mapa dos postos de saúde, o Painel do Coronavírus também agregou novos gráficos para permitir o usuário uma análise mais ampla da situação no Estado e no país. Entre eles está o índice de casos por 10 mil habitantes em cada município do Estado, o perfil dos casos confirmados com base na divulgação feita pelo Estado, e a evolução diária de mortes pela doença em cada Estado.

Continua depois da publicidade

O Painel do Coronavírus foi lançado em 24 de março pelo NSC Total em parceria com o NSC Lab, para permitir aos usuários o acompanhamento diário dos casos do novo coronavírus em Santa Catarina. A página interativa, atualizada diariamente, apresenta um mapa detalhado das cidades que já apresentaram casos confirmados, as estatísticas dos pacientes e a evolução dia a dia dos registros oficiais de casos investigados e óbitos.

Como navegar no mapa dos postos de saúde

(Foto: Reprodução)

Para acessar a nova funcionalidade é simples. Clique aqui e acesse o Painel do Coronavírus. Abaixo do mapa principal, há um botão que permite alternar entre os mapas desejados. Clique no segundo, em "Postos de Saúde em SC", como destacado na imagem acima.

Em seguida, selecione no menu a cidade desejada, como na imagem abaixo.

(Foto: Reprodução)

Em seguida, basta passar o mouse sobre o ponto desejado para ver detalhes dos postos de saúde, como na reprodução a seguir:

(Foto: Reprodução)

Colabore para aprimorar a ferramenta

Todas as informações inseridas no mapa dos postos foram extraídas da base do Ministério da Saúde, com atualização dos dados feita em fevereiro deste ano a partir de informações fornecidas pelos gestores municipais. Ainda assim, no entanto, é possível que haja algumas inconsistências, como números de telefone desatualizados ou localização do ponto inexata. Você pode colaborar com essas melhorias ou outras sugestões entrando em contato com a equipe. No final da página do Painel do Coronavírus, estão os endereços de e-mails para você participar.

Continua depois da publicidade

Clique na imagem para acessar o Painel do Coronavírus