Fazer o negócio dar certo, este é o desejo de todo empreendedor. O caminho para chegar lá, no entanto, envolve tantos obstáculos que conhecer a história de quem já passou por tudo isso, certamente ajudará o empreendedor a chegar mais rápido ao objetivo.
Continua depois da publicidade
Uma destas oportunidades foi dada na noite desta quarta-feira com o painel SC que Dá Certo, que foi realizado na sede da Associação Empresarial de Joinville (Acij) para um público que lotou as dependências do auditório.
Profissionais de várias empresas ouviram atentamente as palavras dos três empresários de sucesso convidados para o evento – Adriano Bornschein Silva, presidente da Catarinense Pharma, Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, e Dorotea Kasten, sócia e fundadora da Doce Beijo. De modo geral, eles enfatizaram a importância de se ter foco e coragem , além da vontade de inovar.
O SC que Dá Certo é promovido pela RBS TV e tem oferecimento da Fiesc, CREA-SC, Sicoob e Fecoagro. Confira na entrevista concedida ao Jornal “A Notícia” como cada um deles avalia o negócio e a crise, e quais são as dicas que eles deixam para um empreendimento dar certo. A próxima etapa vai ocorrer no dia 30 de agosto, no auditório da Acic, em Criciúma.
Continua depois da publicidade
Adriano Bornschein Silva
Catarinense Pharma
Fator determinante para consolidação da companhia
– A empresa se consolidou pela credibilidade que conquistou perante os clientes e consumidores e pelos investimentos que fizemos em novos produtos para atender aos desejos do mercado.
Desafios
– Temos desafios diários que são, na maioria das vezes, imprevisíveis. Muitas reformas deveriam ser feitas para tornar o País uma base positiva a empreendedores.
Crise
– Estamos atentos a oportunidades que surgem no mercado e trabalhando mais segmentados. Não deixamos de investir, mas passamos a ser mais cuidadosos, a correr menos riscos e nos tornamos mais “pé no chão”.
Continua depois da publicidade
Cinco coisas que não podem faltar no negócio de sucesso
1) Agir no presente, pensando no futuro.
2) Cuidar do caixa diariamente.
3) Explorar a criatividade brasileira ao máximo.
4) Tentar ver o lado bom das coisas, mesmo que pareça difícil.
5) Cair e levantar.
Sobre o executivo
– Adriano Bornschein Silva é formado em administração e pós-graduado em marketing. O empresário integra a quarta geração do fundador do Laboratório Catarinense. Atuou como diretor comercial e de marketing até 2003. A partir de 2011, passou a responder pela vice-presidência da empresa. Hoje, ocupa a presidência.
A empresa
A Catarinense Pharma foi fundada oficialmente em 1945 como Laboratório Catarinense. Em 2015, o então Laboratório Catarinense passou a se chamar Catarinense Pharma. Atua no mercado de medicamentos isentos de prescrição e possui mais de 120 produtos em categorias como analgésicos, antitérmicos, expectorantes, antianêmicos, digestivos e linha de suplementos nutricionais (Catarinense Nutrição).
Vinicius Roveda
ContaAzul
Fator determinante para consolidação da companhia
– O começo foi difícil. Criamos uma primeira versão do produto em 2008 e não saímos dos usuários “beta”. Foi desafiador encontrar o modelo ideal para escalar o negócio. Relançamos o projeto e, em 2011, fomos aceitos pela aceleradora 500 startups. Fomos a primeira empresa brasileira a ser acelerada por eles. Passamos quatro meses no Vale do Silício e daí veio o ContaAzul. O sistema é oferecido por um preço viável ao pequeno empreendedor, evolui constantemente e se adapta à realidade do Brasil.
Continua depois da publicidade
Desafios
– O maior desafio é levar o ContaAzul para empreendedores que ainda não são tão conectados à internet e garantir que todo empreendedor brasileiro entenda a importância da gestão para o sucesso dos negócios.
Crise
– Estamos lidando de forma tranquila. Nos adaptamos para continuar crescendo. Em épocas de crise, os empreendedores buscam praticar uma boa gestão.
Cinco coisas que não podem faltar no negócio de sucesso
1) Conheça o mercado e seus clientes.
2) Resolva o problema certo. Muitas vezes, os gestores estão focando no problema errado na hora errada.
Continua depois da publicidade
3) Mantenha a equipe motivada.
4) Treine a equipe, ofereça cursos e especializações.
5) Utilize um software para gestão financeira.
Sobre o executivo
– Formado em ciências da computação, com MBA em gestão empresarial e especialização em gestão de produtos, Vinicius Roveda atua há 14 anos no mercado de tecnologia e internet. O primeiro empreendimento foi a Informant Tecnologia, empresa de software especializada em pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de produtos. É fundador e CEO da ContaAzul.
A empresa
Fundada em 2011, oferece sistema na nuvem para gestão de micro e pequenas empresas.
Dorotea Kasten
Doce Beijo
Fator determinante para consolidação da companhia
– A empresa tem 27 anos e o principal fator foi a persistência. Se o empresário não for persistente, não chega aonde deseja. Quando a Doce Beijo foi fundada, era o tempo da URV, e a inflação chegava a 80% ao ano.
Desafios
– A instabilidade monetária nos acompanha a vida inteira. O Brasil é complicado. Meu produto é feito com 100% de insumo importado, então, sofremos com a volatidade do dólar. Outro desafio é manter a empresa atualizada, com novos produtos e apresentação. Manter o cliente por um ou dois anos é fácil. O desafio é fidelizar o cliente um ano atrás do outro, por longos anos.
Continua depois da publicidade
Crise
– Apesar da crise, tivemos crescimento, mas há todo um trabalho por trás disso. Tem que cortar custos, trabalhar mais, ter foco e se reinventar. Ter coragem. Nós mudamos o layout e ninguém ficou indiferente a ele.
Cinco coisas que não podem faltar no negócio de sucesso
1) Foco.
2) Paciência.
3) Persistência.
4) Acreditar no negócio.
5) Confiar no produto e na empresa. Se você faz um bom trabalho e é honesto no custo do produto que oferece, eu acho que o resultado vem.
Sobre a executiva
Administradora, empresária e estilista, Dorotea Kasten formou-se como “Chef Chocolatier” na Suíça. Fez estágio em cozinhas da Alemanha e cursos de especialização nos Estados Unidos, Espanha e Bélgica. Em 1989, fundou a Doce Beijo Chocolataria, em Joinville. Atualmente, é diretora geral da empresa.
Continua depois da publicidade
A empresa
A Doce Beijo foi fundada em 1989, em Joinville. Produz chocolates, doces e sorvetes e tem como principal fator de diferenciação a qualidade.