Iara Penteado, 15 anos, teve a morte cerebral confirmada nesta sexta-feira após passar 15 dias internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Universitário em Joaçaba, Meio-Oeste de Santa Catarina. A estudante foi internada após passar por exame de endoscopia na Conci Clínica Médica. Duas mulheres morreram após o exame.
Continua depois da publicidade
O pai da adolescente, Emerson Penteado, disse que foi ao hospital por volta das 17h45min para visitar a filha. Depois da visita, ele foi chamado em uma sala e informado pelos médicos da morte cerebral.
A família espera poder doar os órgãos da garota. Segundo o pai, a intenção é desligar os aparelhos neste sábado. O velório e enterro da jovem serão em Joaçaba. O hospital não passou informações sobre o estado da paciente.
Entenda o caso
Após realizarem exame de endoscopia na Conci Clínica Médica, na região central da cidade, no dia 14, duas mulheres morreram, Maria Rosa dos Santos, de 57 anos e Santa Aparecida Sipp, de 62 anos. Outros seis pacientes foram internados, entre eles Iara, em estado grave.
Continua depois da publicidade
Apenas a adolescente continuou internada em coma induzido, os demais foram liberados. A polícia ainda aguarda os laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) que podem ajudar a definir o que causou as complicações. A clínica, que é particular, permanece interditada.