Um crime ocorrido em dezembro de 2008, na cidade de San Pedro, província de Missiones, na Argentina, resultou na condenação do agricultor Osmar Luft e de seus filhos, Orélio, Orli e Vilmar Luft, em uma sessão do Tribunal do Júri na madrugada desta quarta-feira, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Osmar, Orélio e Orli deverão cumprir pena de 49 anos de prisão, e Vilmar, um total de 48 anos de prisão, pelo homicídio qualificado de Ademir Luft, Sérgio Luft e Raimundo Clem, que caçavam em uma reserva quando foram assassinados. Todos os envolvidos no caso eram moradores de Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
O assassinato foi motivado por uma investigação de paternidade iniciada por uma sobrinha de Osmar, em junho de 2008, contra ele e Orli, que supostamente seriam os pais de seus filhos. Ao tomarem conhecimento do processo, os condenados ameaçaram matar os primos Ademir e Sérgio e o cunhado Raimundo, que teriam incentivado a sobrinha de Osmar a ajuizar a ação.
Cientes de que as vítimas iriam caçar na reserva argentina, os quatro procuraram pelos parentes no acampamento. Raimundo e Sérgio foram agredidos e mortos com uso de arma de fogo, tortura e outros meios cruéis, inclusive o uso de facão e amputação de membros, sem que tivessem como se defender. Ademir foi atingido por tiros no momento em que chegava ao local.
Continua depois da publicidade
O julgamento ocorreu em Florianópolis, conforme determinação do Código de Processo Penal para crimes cometidos por brasileiros fora do território nacional. Nesses casos, a lei determina que o julgamento ocorra na capital do Estado onde os autores do crime residem.