Páginas de notícias no Facebook são alvos de ataques com compartilhamento de imagens falsas na madrugada e manhã desta quinta-feira (27). A situação envolve canais de diferentes marcas e veículos de comunicação.
Continua depois da publicidade
As fotos de destaque usadas nas publicações dos veículos de comunicação na rede social, chamadas de thumb, são substituídas por imagens pornográficas. As outras informações como título e descrição da postagem não são alteradas.
Em alguns casos, os links também redirecionam para páginas de conteúdo adulto. Em outros, somente a imagem é alterada.
A situação também envolve canais da NSC e da Globo. Equipes da empresa acompanham a situação. Usuários do Twitter comentaram a respeito dos ataques a páginas de canais de notícias.
Continua depois da publicidade
Em resposta ao Diário Catarinense, o Facebook informou que está investigando a situação e retirando as imagens, mas não deu detalhes técnicos sobre o golpe ou como ele está acontecendo. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão relatando terem visto conteúdos impróprios no Facebook que violam nossas políticas. Estamos trabalhando para identificar e remover tais conteúdos o quanto antes”, diz a nota da empresa.
> Fóssil de escorpião que viveu antes dos dinossauros é encontrado em Canoinhas
> Santa Catarina tem 7,2 milhões de habitantes, aponta IBGE
> Cloroquina foi adotada pela China, mas continua sem comprovação científica; FDA não a recomenda