Joinville está mais perto de oferecer aos contribuintes a opção de pagar impostos via Pix ou cartões de crédito e débito. As mudanças na cobrança constam em um projeto de lei que foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (26) e que, agora, aguarda sanção do prefeito Adriano Silva (Novo).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O projeto autoriza a prefeitura de Joinville a aceitar o pagamento de impostos (como o IPTU) e taxas municipais com cartão de débito ou crédito, além de transferência Pix. A ideia é facilitar o pagamento para os contribuintes e também modernizar as cobranças para o poder público.
Inicialmente, a lei não previa a modalidade de pagamento via Pix, mas a novidade foi incluída emuma emenda do vereador Érico Vinicius (Novo). Na Câmara, o projeto foi aprovado com elogios do Legislativo. O presidente da Casa, Maurício Peixer (PL), destacou que a prefeitura ganha pela rapidez que o tributo entra no caixa do Executivo. Já Alisson Julio (Novo) classificou o projeto como uma “ação de desburocratização”.
O pagamento de tributos via Pix tem sido uma novidade adotada pelo poder público nos últimos meses. Em Santa Catarina, a primeira cidade a aceitar o modelo foi Massaranduba, que sancionou um projeto semelhante ao de Joinville em março. Em poucos meses, o Pix se tornou um dos principais métodos de pagamento utilizados no município.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Novo” acesso de Joinville pode custar R$ 71 milhões
Joinville busca R$ 715 milhões para mobilidade e infraestrutura; confira lista de projetos