O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou durante evento do PL Mulher, liderado por sua esposa Michelle, neste sábado (29) em Florianópolis. O político agradeceu os apoiadores pelos R$ 17 milhões recebidos na sua conta pessoal via Pix, entre os dias 1º de janeiro e 4 de julho deste ano, informação divulgada em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— Obrigado a todos que colaboraram comigo no Pix a poucas semanas […] Da pra pagar todas as contas e ainda sobra um dinheiro pra tomar um caldo de cana — disse o ex-presidente.

Jair Bolsonaro já havia criticado a divulgação do relatório nesta sexta-feira (28), seu primeiro dia em Santa Catarina. A defesa do ex-presidente afirma que o valor recebido via pix é referente a doações de eleitores e criticou a divulgação de informações bancárias do ex-presidente.

Durante o discurso de oito minutos neste sábado (29), o ex-presidente também falou sobre as realizações que teve durante seu governo:

Continua depois da publicidade

— O que nós juntos plantamos ao longo dos últimos quatro anos, amor à pátria, defesa da família brasileira, da inocência das nossas crianças em sala de aula, nosso direito à defesa, são coisas básicas que sem isso o país não pode ir pra frente.

— Tapamos os ralos dos dinheiros públicos, nenhum prefeito teve dificuldade comigo; levamos água para o nordeste, o que era apenas promessa; criamos o auxílio emergencial, o pix — completou Bolsonaro.

Em outro momento, ele citou as pessoas que foram detidas durante os atos de 8 de janeiro, em Brasília. No discurso ele falou: “hoje temos aproximadamente 300 irmãos presos em Brasília de forma covarde e arbitrária”.

— Que este sofrimento, se Deus quiser, chegará ao fim […]. Eles não querem realmente que nós queremos saber a verdade do que acontece no nosso país, eles querem esconder a verdade — complementou.

Continua depois da publicidade

Também falou sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível em 30 de junho com o placar de 5 a 2.

— Me tiraram o direito político, mas isso não nos abala. Temos milhares de sementes por todo o Brasil — disse.

Após falar por oito minutos, ele deixou o local junto com o governador Jorginho Mello. Os dois foram para Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, onde participam da Festa do Agricultor. Antes, ele fez uma visita surpresa ao Mercado Público de Florianópolis, onde tomou caldo de cana e tirou fotos com apoiadores.

Bolsonaro em SC

Bolsonaro chegou ao Estado no começo da tarde desta sexta-feira, quando desembarcou no aeroporto de Florianópolis. Ele almoçou em um restaurante de São José, onde tirou fotos com eleitores que estavam no local.

Continua depois da publicidade

À tarde, Bolsonaro ainda fez uma visita-surpresa ao comando-geral da PM e, à noite, a programação foi um jantar com deputados na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador e local em que o ex-presidente está hospedado.

No sábado, o primeiro compromisso foi o encontro do PL Mulher, em que o ex-presidente participou ao lado da esposa Michelle Bolsonaro, no Stage Music Park, em Florianópolis. No início da tarde, o ex-presidente participa da festa do agricultor, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.

Esta é a primeira visita de Bolsonaro e Michelle a SC após o segundo turno das eleições e, também, depois de ele ter a inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral, em junho deste ano. Por conta disso, a agenda carrega significados políticos em um novo momento do bolsonarismo.

A visita desta semana a Santa Catarina é vista como parte de um possível marco inicial de um giro de Bolsonaro pelo país. Além disso, busca fortalecer o partido para as eleições municipais de 2024. O tema já foi explorado em conversas de parlamentares catarinenses com o ex-presidente.

Continua depois da publicidade

Leia também

Em SC, Bolsonaro critica divulgação do Coaf sobre valor recebido: “A palavra do dia é Pix, né?”

Bolsonaro chega a SC, posa para fotos em almoço e faz visita surpresa a comando da PM

Roteiro de Bolsonaro e Michelle em SC tem jantar com apoiadores e evento do PL Mulher