Os pais deveriam considerar aumentar o volume de Bach no quarto do recém-nascido, caso queiram que seu filho cresça com hábitos alimentares saudáveis. Essa é a sugestão de um estudo feito por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que concluiu que a prevenção da ansiedade e uma preferência por alimentos gordurosos e açucarados na vida adulta começam tão cedo como os cuidados pós-nascimento.

Continua depois da publicidade

Já se sabe que, em situações de estresse emocional, as pessoas têm o hábito de recorrer a alimentos “confortáveis”, o que frequentemente é sinônimo de comida rica em gordura e açúcar. Mas isso não é apenas uma resposta psicológica. Os cientistas da UFRGS descobriram que o estresse crônico na idade adulta também pode desencadear respostas hormonais, levando essas pessoas a se “auto-medicar” com as junk food (alimentos industrializados, com predominânica de açúcar e gordura), um padrão particularmente comum entre as mulheres.

O estudo se baseou em pesquisa anterior, feita na Austrália, que descobriu que as mulheres que têm uma dieta cheia de gordura e açúcar durante a gravidez são mais propensas a dar à luz a bebês que podem se tornar viciados em junk food.