Cento e vinte padres da Diocese de Joinville – composta por 18 cidades – renovaram o compromisso com a Igreja na noite de quarta-feira. Na quarta-feira da Semana Santa, todo o clero se reúne para a missa de Celebração da Unidade da Igreja e da Unção dos Óleos.
Continua depois da publicidade
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Itaum, que tem capacidade para 3 mil pessoas, estava lotada na noite de quarta-feira. O vigário-geral da Diocese, padre Ademir Ronchi, iniciou a missa com a promessa de “amor e fidelidade à Igreja”. Em sua fala aos fiéis e ao clero, de frente para o altar, Ademir explicou o motivo de estarem todos ali.
– Hoje, celebramos a instituição do sacerdócio e também da Eucaristia – reforça o vigário, que, assim como no ritual bíblico, lavou o pé do bispo dom Irineu Roque Scherer.
Do altar, dom Irineu proferiu o sermão, dizendo que “a Eucaristia nos faz um, mesmo que não nos encontremos todos os dias”. Na reflexão, o bispo falou de seus sete anos à frente da Diocese de Joinville.
Continua depois da publicidade
Após a fala do bispo, todos os fiéis permaneceram sentados, enquanto de pé, diante do bispo, os 120 padres responderam “queremos” à renovação de suas promessas, que celebra todos os anos o dia em que Jesus comunicou seu sacerdócio aos apóstolos.
Ao todo, 181 integrantes do clero estiveram presentes: o bispo, 120 padres e 60 diáconos. O comerciante e diácono da paróquia São João Batista, Altamiro Mattiola, considera esta uma das missas mais importantes, “porque nela são abençoados os óleos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos.”