O padre Luiz Facchini foi homenageado pela Câmara do Vereadores de Joinville na última segunda-feira (20), quando foi aprovado o projeto de lei que denomina uma unidade básica de saúde do bairro Boehmerwald. Ele morreu em 2018 após uma vida dedicada ao trabalho comunitário na cidade.
Continua depois da publicidade
O pároco trabalhou quase 25 anos à frente da Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida, fundada em 5 de outubro de 1994. O objetivo da instituição era impedir que a crianças passassem fome. Por anos, as cozinhas comunitárias alimentaram mais de 4,5 mil crianças todos os dias, sempre com o auxílio de voluntários.
– Se morrer de fome é a maior miséria humana, deixar alguém morrer de fome é a maior miséria espiritual – dizia o padre.
Durante anos foram mantidas 32 cozinhas comunitárias na cidade, alimentando milhares de crianças em vulnerabilidade social. Outro projeto criado pela fundação foi o Cidadão do Futuro, que tinha como objetivo evitar a ociosidade da criança, com aulas no contraturno escolar, prática esportiva, inclusão digital, acompanhamento escolar, acompanhamento psicológico, cultura e arte.
Continua depois da publicidade